CPI DO LEITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CURITIBA NA QUARTA-FEIRA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Varejo - Segundo o deputado, neste último encontro, serão ouvidos os produtores e, principalmente, os varejistas (supermercados) da Região Metropolitana de Curitiba para investigar as causas que desembocaram na crise do setor e nos baixos preços pagos aos produtores. "Os preços não cobrem o custo de produção do leite e estão levando muitos pecuaristas a desistirem da atividade", alertou Pessuti.
Relatório - O presidente da Comissão de Bovinocultura de Leite da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ronei Volpi, disse que o relatório final, elaborado a partir dos depoimentos colhidos com produtores, a indústria de lácteos e os varejistas nas audiências de janeiro em Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba será apresentado em abril.
Outras CPI´s - Este relatório deverá juntar-se aos documentos das CPIs do Leite de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais e outros para encaminhamento de propostas de solução em âmbito nacional. "Vamos continuar mobilizados para o leite ser incluído na Política de Garantia de Preços Mínimos do governo", afirmou Ronei Volpi. "Necessitamos construir uma política agroindustrial para o setor, que viabilize um crescimento harmônico e sustentado", defende.
Goiás - Essa semana a Assembléia Legislativa de Goiás entrega ao Ministério Público o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar o aviltamento dos preços de leite no Estado. O texto conclui que houve formação de cartel por parte das indústrias para a redução nos valores pagos aos produtores. A CPI foi constituída em setembro de 2001 e concluída dois meses depois. Foi a primeira, das seis instauradas no País, a encerrar os seus trabalhos. (Fonte: Assessoria de Impresa/Faep)