Copagril inicia construção de aviários
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O primeiro dos 400 aviários do projeto de avicultura da cooperativa Copagril, de Marechal Cândido Rondon, começou nesta semana na propriedade de Sérgio Luiz Schoffen, na linha São João, no distrito de Margarida. O aviário, de 130m x 14m, está sendo construído em parceria com o irmão Celso Schoffen, e terá capacidade inicial de alojamento de 23.000 aves. A intenção de Sergio Schoffen é de ampliar a atividade em 2005 com a construção de seu segundo aviário. Os irmãos investirão, nesse primeiro aviário, R$ 140 mil, parte financiada através da cooperativa Sicredi Costa Oeste, com recursos do BRDE, dentro do programa Prodeagro, com juros de 8,75% ao ano. Até o final do ano deverão ser construídos 40 aviários e o restante até fevereiro, quando a indústria deve já estar em funcionamento.
Qualidade e água - Nesta segunda-feira começa o primeiro treinamento "De olho na qualidade", feito através do Senar, para 18 famílias que atuarão no projeto de avicultura da Copagril. O treinamento é um dos requisitos para o agricultor ser aceito como avicultor. Têm que participar do programa todos os membros da família, pois a qualidade é um dos fatores de sucesso da avicultura. A maioria dos produtores deverá ter ajuda das prefeituras no fornecimento de água para os aviários. A água e a climatização são essenciais para reduzir ao mínimo o índice de mortalidade. Os aviários serão construídos semiclimatizados, segundo padrão adotado já por outras cooperativas da região.
Aviário x agricultura - O presidente da Copagril, Ricardo Chapla, disse que a cooperativa está orientando aos agricultores para que financiem no máximo 60% do empreendimento, utilizando 40% de recursos próprios, dando assim maior segurança ao empreendimento. Técnicos acham coerente que produtores interessados no projeto de avicultura e que não têm recursos próprios façam a venda de um alqueire de terra, ou mais, aliviando o valor da prestação. Ricardo Chapla explicou que um aviário de 130m x 14m rende por ano, em média, o equivalente ao rendimento de 10 alqueires plantados com soja ou milho. Essa situação é mostrada aos agricultores para que avaliem a possibilidade de vender um pedaço de terra para realizarem um novo empreendimento.
Alongar financiamento - A Copagril solicitou à Ocepar para que reivindique junto ao governo o alongamento do prazo de pagamento do financiamento para construção dos aviários de 5 para 8 anos. "Esse é o prazo ideal, para não sobrecarregar o avicultor. Ele vai se sentir mais seguro se puder pagar em 8 anos", frisou Ricardo Chapla. A Ocepar já levou esse pedido às autoridades federais. O projeto, em sua primeira fase, terá entre 160 a 200 aviários, dependendo do tamanho. O agricultor pode optar por quatro tamanhos, a partir de 75 x 12 metros, mas aconselha os formatos maiores, por apresentarem um retorno melhor sobre o investimento. O tamanho de 130 x 14 metros custa hoje R$ 140 mil.
Mercado garantido
- Não há problema de mercado, afirma Ricardo Chapla. Hoje
já há compradores para o frango Copagril no Japão, no Oriente
Médio e em outros países. Há inclusive investidores interessados
em realizar parcerias. O projeto de avicultura da Copagril foi uma opção
de diversificação aos associados, inclusive aos pequenos produtores,
cujas propriedades não se viabilizam apenas com a produção
de grãos.