Copacol completa 40 anos e homenageia pioneiros

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Se hoje a Copacol é uma das principais cooperativas do estado e possui uma das principais marcas de frango do mercado, se deve ao fato de que há 40 anos atrás, um grupo de 32 pequenos produtores, liderados pelo padre, Luis Luise da Missão Consolata, ousaram sonhar. Sonhar com um futuro onde viveriam simplesmente com o resultado de seu trabalho, onde a colheita alcançaria o justo preço, sem a exploração de intermediários. Assim nasceu a Cooperativa Agrícola Consolata, a Copacol. Passadas quatro décadas, a cooperativa decidiu reunir os familiares desses 32 bravos desbravadores para uma justa homenagem, que aconteceu no último sábado (18), no salão de festas da Associação Esportiva e Recreativa dos Funcionários da Copacol (Aercol), que ficou pequena para tantos convidados ilustres, entre os quais, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e os presidentes da cooperativa C.Vale Alfredo Lag e da Lar Irineu da Costa Rodrigues.

Homenagens - Na oportunidade também foram homenageados os dez primeiros funcionários e os ex-presidentes da primeira cooperativa do oeste paranaense, cuja dedicação e continuidade de trabalhos contribuiu sobremaneira para transformar a pequena usina de eletrificação rural da Consolata de uma época na gigante Copacol do século 21. Toda a saga vivida pelos protagonistas que fizeram a história foi contada em um livro lançado durante a homenagem, ocasião em que os presentes puderam levar para casa um registro do que um sonho aliado a ousadia e temperado com a força da união é capaz de realizar.

Exemplo - Presente no encontro que homenageou os pioneiros, ex-presidentes e primeiros funcionários da Copacol, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski parabenizou os cooperados e familiares por acreditarem nesse instrumento de distribuição de renda e geração de emprego chamado cooperativismo. Koslovski elogiou também a forma como a cooperativa vem sendo administrada "com uma visão estratégica de futuro fantástica". Para o presidente, a Copacol é uma das cooperativas mais profissionalizadas desse estado. Segundo Koslovski, os momentos de angústia vividos no passado se transformaram em uma estrutura que conta com 4.500 associados e 3.500 colaboradores. Se somarmos 3 por família são 24 mil pessoas que dependem diretamente da Copacol", salientou, comentando que não está sendo levado em conta os empregos indiretos.

Sucesso - Para Koslovski, o fato de uma cooperativa que conta com mais de 90% de seus cooperados entre os mini e pequenos produtores constituir um patrimônio da atual envergadura é espetacular. "Sozinhos esses produtores jamais construiriam em 40 anos o que vemos hoje aqui em Cafelândia", destacou, parabenizando a todos que no decorrer do tempo fizeram esse magnífico trabalho em prol do desenvolvimento de toda uma região procurando fazer com que seus cooperados tivessem a melhor remuneração pelos seus produtos. "40 anos de sucesso é o que é a Copacol nessa região", finalizou.

Moacir Micheletto - O deputado federal Moacir Micheletto, presidente da Frencoop, também esteve presente. Micheletto destacou a importância da cooperativa e os benefícios que ela trouxe aos cooperados e a todos os municípios onde atua nesses 40 anos de atividade. O deputado também é um cooperado Copacol.

Conteúdos Relacionados