Cooptur mostra à imprensa e empresas de turismo roteiro eslavo-germânico
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A cooperativa Paranaense de Turismo - Cooptur, constituída no final do ano passado, realiza nesta sexta-feira e sábado o primeiro roteiro pelas comunidades eslavo-germânicas do Paraná, incluindo Witmarsun, Prodentópolis e Colônia Entre Rios, de Guarapuava. A viagem, que tem por objetivo a divulgação dos roteiros turísticos de imigrantes, será destinada às agências de turismo, à imprensa especializada e instituições de apoio ao setor, como Sesc, Paraná Turismo e Clube da Melhor Idade.
Witmarsum – A viagem começa por Witmarsum, município de Palmeira, onde imigrantes menonitas se instalaram no meio do século passado, constituindo a cooperativa Witmarsum, em torno da qual a comunidade montou sua estrutura de desenvolvimento e convivência cultural, religiosa e de lazer. Na comunidade, os 25 integrantes da comitiva visitarão o museu histórico, uma chácara de produtos orgânicos e a chácara Ponyland (terra dos pôneis). Após almoço típico na Casa do Criador, o ônibus se desloca para Prudentópolis.
Prudentópolis – Em Prudentópolis, a comitiva faz visita panorâmica ao Salto Barão do Rio Branco e, em seguida, ao Chalé Costenaro, com degustação de produtos coloniais. Às 17 horas visita o Museu do Milênio e, em seguida, a Igreja Matriz São Josafat. Às 20 horas o grupo será recebido em jantar ucraniano, com a presença do grupo folclórico Vesselka.
Entre Rios – O grupo deve chegar a Entre Rios por volta das 9:30 horas, sendo recebido no Museu Histórico de Entre Rios, que conta a história dos imigrantes alemães que foram para a região dos Balcans e, após a Segunda Guerra Mundial, emigrou para o Brasil, constituindo uma próspera comunidade que mantém usos e costumes de seu país de origem. Em Entre Rios a comitiva cumpre uma extensa programação, incluindo a visita à indústria de malte Agromalte, a choperia, almoço no Clube Cachoeira, apresentação do Grupo Folclórico Suábio. Os visitantes conhecerão, também, uma das muitas estufas de produção de flores comerciais.
O que é a Cooptur - A nova cooperativa Cooptur foi formada pelas seis cooperativas que integram a chamada Rota dos Imigrantes: Witmasun, de Palmeira; Batavo, de Carambeí; Castrolanda, de Castro; Capal, de Arapoti; Camp, de Prudentópolis; e Agrária, de Entre Rios. A cooperativa foi constituída com objetivo de estruturar e promover o turismo nessas comunidades, onde os visitantes estarão em contato com a cultura, a culinária, o artesanato, o trabalho e as paisagens onde vivem os imigrantes e descendentes de holandeses, ucranianos e alemães. Nessas regiões também se desenvolve a agricultura e pecuária de leite mais desenvolvidas do Brasil em termos de tecnologia e produtividade. A Cooptur atende pelo telefone 41-353-6267 e 9921-6020.