Cooperjovem já alcança mais de 2.000 alunos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Treinamento – Começou ontem e termina na sexta-feira o treinamento de 40 horas, realizado em Medianeira, de 22 professores que atuarão como multiplicadores do Cooperjovem. Desse, duas professoras são da Coagel e 20 são da Lar Industrial. O treinamento é dado pela coordenadora nacional do Cooperjovem, Marli Pianni, que atua no Sistema OCB, em Brasília. O objetivo da Cooperativa Lar, com a formação dos multiplicadores, é ampliar a equipe que vai atuar nas quatro escolas onde o programa está sendo implantado: Missal, distrito de São Roque, no município de Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Medianeira. Nas quatro escolas, mais de 1.500 alunos são beneficiados pelo Cooperjovem.
Como funciona – A implantação do Cooperjovem nas escolas selecionadas pela cooperativa ocorre após planejamento, com definição do número de kits de material escolar necessários aos professores e alunos. Cada professor recebe, do Sescoop, um kit composto de álbum seriado e as seguintes publicações de apoio: Manual do Professor, Curso Básico de Cooperativismo, Cooperativismo, filosofia de vida para um mundo melhor, e revista A Turma da Cooperação, volumes 1, 2 e 3. Cada escola recebe a quantidade de material didático suficiente para desenvolver o programa junto aos alunos. O método adotado no ensino do Cooperativismo é o Metaplan, que propicia a efetiva participação dos alunos e facilita o aprendizado. O conteúdo do Cooperjovem é repassado pelo sistema “transversal”, que se utiliza das disciplinas normais para ensinar a ideologia e a prática do cooperativismo.
Nova metodologia – Para Carmem Teresa dos Reis, assessora de Cooperativismo da Lar, o curso está sendo muito proveitoso e “as professoras estão muito felizes, pois estão tendo uma oportunidade de aprender uma didática diferente, que torna o conteúdo mais acessível e prático, facilitando o aprendizado”. A cooperativa Lar (Cotrefal), que sempre realizou investimentos na área educacional e de promoção social dos cooperados, colaboradores e familiares, já fazia um trabalho voltado ao ensino do Cooperativismo nas escolas, mas com uma linha diferente. A participação no Cooperjovem visa “mobilizar essa força jovem para que se prepare para a continuidade da atuação no cooperativismo, preparando para ocupar o espaço das lideranças. Facilita o trabalho da própria escola, ajuda no entrosamento dos alunos e no entendimento do que é cooperação”, frisou Carmem. Após o primeiro ano de experiência, a Cooperativa Lar vai fazer uma avaliação para planejar a continuidade do trabalho.
Um programa nacional – O Cooperjovem é, hoje, um programa nacional. O nome, pode-se afirmar que foi emprestado pela cooperativa Coagru (Ubiratã), que o adotou há vários anos, à OCB. Em cada estado a coordenação fica com a organização estadual de cooperativas, com apoio do Sescoop estadual e nacional. No Paraná, na primeira fase do treinamento dos multiplicadores, realizado no final do ano passado, foram alcançadas 26 pessoas entre técnicos de cooperativas e professores da rede municipal do ensino. As demais “cooperativas madrinhas”, que aderiram ao programa, estão programando o treinamento dos multiplicadores para as próximas semanas. A Coagru, por exemplo, vai executá-lo no final deste mês. Mas seu grupo Cooperjovem pioneiro continua em ação e neste ano lançou um concurso para redução das perdas na colheita, com a participação de 200 jovens dos seus nove grupos. A Coagel, que continua formando seus multiplicadores, também fez seu treinamento local, preparando mais 19 professores para o programa. Também a Cvale e a Cefi estão desenvolvendo as ações previstas pelo programa.
Concurso e preparação de multiplicadores – O Sescoop Paraná está estudando a possibilidade de realizar um concurso, no início do segundo semestre, envolvendo alunos e professores, visando premiar os melhores trabalhos e ações que resultarem do Cooperjovem. Esse concurso deve ser lançado após as primeiras reuniões de avaliação do programa. E até o final do ano deve ser realizado um encontro estadual, reunindo professores e alunos, para debater o Cooperjovem. O Sistema Ocepar planejou, ainda, duas ações visando a formação de multiplicadores, a serem realizadas no segundo semestre: jogos cooperativos e curso da metodologia Metaplan.