COOPERJOVEM: Coordenador nacional do Programa prestigia Encontro de Agentes e Instrutores, em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O coordenador de Promoção Social do Sescoop Nacional, Guilherme Souza Costa, participa do Encontro de Agentes e Instrutores do Programa Cooperjovem, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, em Curitiba, numa iniciativad do Sistema Ocepar. Além tratar sobre a estratégia nacional relacionada ao Cooperjovem, Costa irá mostrar, de forma abrangente, o trabalho que o Sistema OCB vem promovendo em defesa do cooperativismo brasileiro.
Conhecimento - “O Cooperjovem é um programa finalístico, que tem como objetivo difundir a educação e a cultura cooperativista nas escolas brasileiras. E é superimportante que as pessoas que estão lá na ponta, operacionalizando as atividades, tenham mais conhecimento sobre o tamanho do nosso movimento, o impacto que nós causamos na comunidade e o que tem sido feito em âmbito nacional para defender os interesses do cooperativismo, para que ele seja mais conhecido na comunidade, para que nós consigamos comunicar o cooperativismo melhor, de forma mais assertiva e, com isso, a cooperativa encontre um ambiente propício para continuar crescendo e se desenvolvendo”, afirmou ele ao jornalista Alexandre Salvador, em entrevista para a rádio Paraná Cooperativo. Clique aqui e acesse o áudio na íntegra.
Programação - Costa fará sua apresentação no primeiro dia do evento, logo após a abertura oficial. Na sequência, haverá os preparativos para as oficinas, que se estenderão ao longo da tarde.
Segundo dia - A agenda do segundo dia vai das 8h30 às 12h30, iniciando com a abordagem dos processos do Sescoop/PR ligados ao Cooperjovem e contemplando ainda palestra com o tema “O dom da motivação na arte da educação”, que será ministrada por Rafael Barreiros.
O Programa - O Programa Cooperjovem tem como propósito disseminar a cultura da cooperação no ambiente escolar e na comunidade em seu entorno. No Paraná, é executado pelo Sescoop/PR em parceria com 16 cooperativas, abrangendo 27.100 alunos, 1.110 educadores e 227 escolas localizadas em 54 municípios paranaenses. “O Cooperjovem é um Programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, aliada à educação empreendedora, financeira e ambiental”, explica o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Humberto César Bridi.