COOPERATIVISMO: Conselheiros da Cocamar visitam a sede do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na manhã desta sexta-feira (19/05), membros dos conselhos de administração e fiscal da Cocamar Cooperativa Agroindustrial visitaram a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo foi pelo recebido pelo presidente José Roberto Ricken, pelos superintendentes Nelson Costa (Fecoopar), Robson Mafioletti (Ocepar), e Leonardo Boesche (Sescoop/PR). Com sede em Maringá, a cooperativa foi fundada em 1963 e hoje está presente em dezenas de municípios do Paraná, São Paulo e Mato Grosso Sul, congregando cerca de 3,5 mil colaboradores e 18 mil cooperados, que atuam principalmente na produção de soja, milho, trigo, café e laranja. A delegação da Cocamar foi formada por 21 conselheiros administrativos e seis conselheiros fiscais.
Educação política - Ao contextualizar o objetivo da visita, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, falou da agenda da semana que contemplou visita à Câmara dos Deputados, Senado Federal e ao Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em Brasília, com o objetivo de conhecer o funcionamento das entidades de representação bem como o funcionamento do Congresso Nacional e atuação do Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). “Conversamos com os parlamentares que ajudamos a eleger, por meio do Programa de Educação Política promovido pelos Sistemas OCB e Ocepar em 2022. Fomos em busca de entendimento de como está a situação política atual e saber sobra as discussões em torno do plano safra, que ainda está indefinido, e que esperamos tenha uma definição nas próximas semanas”, afirmou.
Informações - Segundo Lourenço, a visita à Ocepar teve por objetivo trazer informações atualizadas sobre a estrutura, planejamento e atuação da entidade. “A Ocepar é a nossa casa, e representa um instrumento muito importante para o sistema cooperativista do Paraná. O trabalho da entidade, em sinergia com as cooperativas, contribui de forma decisiva para que o setor siga avançando numa melhoria contínua na gestão, nas estratégias de mercado, gerando oportunidades de renda, criando riquezas, ajudando as pessoas e as promovendo socialmente”, disse. Também acompanharam o grupo de conselheiros, o gerente de Cooperativismo, João Sadao, e o gerente Técnico, Renato Watanabe.
Gestão e governança - O presidente do Sistema Ocepar fez uma explanação aos visitantes sobre a estrutura e o funcionamento da entidade, e demonstrou os principais indicadores econômicos e sociais do cooperativismo do Paraná, bem como o histórico de preocupação contínua com a qualificação da gestão e governança. “A missão do cooperativismo é criar oportunidades, gerando desenvolvimento social e econômico às pessoas e comunidades onde as cooperativas estão presentes. Atualmente, elas geram 135 mil empregos diretos e estimamos que esse número chegará, em alguns anos, a 200 mil, em razão dos elevados investimentos do setor em agroindustrialização”, disse Ricken.
PRC 200 - Segundo o dirigente, “é uma alegria receber os conselheiros da Cocamar, uma visita que possibilita que haja uma troca de informações e repasse mútuo de conhecimentos, o que nos fortalece como sistema cooperativo e promove maior aproximação entre a Ocepar e a cooperativa”, concluiu. Na sequência, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti explicou aos conselheiros o andamento do PRC200, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Também acompanharam a explanação, Daniely Andressa da Silva e Carolina Bianca Teodoro, respectivamente, coordenadora de Relações Parlamentares e coordenadora de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, e o analista de Relações Parlamentares, Diogo Tavares de Miranda Ferreira.
Vice-governador - Após as explanações, o grupo de conselheiros, acompanhados pela diretoria executiva da Ocepar, visitou as sedes do governo do Paraná e da Assembleia Legislativa do Estado. No Palácio Iguaçu, os cooperativistas foram recebidos pelo vice-governador, Darci Piana, e acompanharam uma visita guiada, conduzida pela historiadora Gika Greca.