Cooperativas paranaenses prospectam novos negócios no Ceará
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de conhecer mais sobre projetos de irrigação e dos programas de fruticultura e floricultura no Estado do Ceará e visitar a Feira Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, um grupo de nove dirigentes de cooperativas do Paraná, em companhia do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, estiveram entre os dias 12 e 16 de setembro, cumprindo uma extensa programação de visitas técnicas a cooperativas, empresas e propriedades agrícolas naquele estado. Além do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e do presidente da Ocec, João Nicédio Alves Nogueira, participam das visitas o presidente da cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, da Cocamar, Luiz Lourenço, da Agrária, Jorge Karl, da Lar Irineu da Costa Rodrigues, da C.Vale, Alfredo Lang, da Cofercatu, José Otaviano de Oliveira Ribeiro, da Integrada, Carlos Yoshio Murate e da Corol Eliseu de Paula. O governador do Ceará, Lúcio Gonçalo de Alcântara, fez questão de receber as lideranças cooperativistas. Além do governador, o grupo também foi recebido pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Carlos Matos Lima.
Apoio do governo - Segundo Koslovski, os dirigentes voltaram entusiasmados com tudo o que puderam ouvir e conhecer. “Percebemos que existe uma determinação muito forte, por parte do Governo do Ceará, de investir em estruturas que facilitem o desenvolvimento de projetos como da fruticultura, floricultura e da piscicultura”. Outro ponto importante, segundo o dirigente cooperativista, é a interação que existe entre a visão estratégica do governo para investimentos de infra-estrutura e as reais necessidades do setor produtivo. “Esta integração entre o estado e a iniciativa privada faz do Ceará uma referência mundial em produção de frutas em áreas irrigadas e também em exportações desses produtos, onde se destaca a excelente infra-estrutura do Terminal Portuário do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante (CE), primeiro Terminal do Brasil a receber certificação ISPS CODE, sigla em inglês para Código Internacional para a Segurança de Navios e Instalações Portuárias”, ressalta Koslovski.
Intercâmbio - O presidente da Ocepar também lembra que a localização geográfica do estado do Ceará possibilita um acesso mais rápido, tanto aéreo como marítimo com a Europa e outros mercados. Para se ter uma idéia, apenas o Porto de Pecém, foi responsável em 2004 por US$ 729,3 milhões com exportações dos mais diversos produtos, onde se destacam as frutas, pescados e flores. O clima adverso não é mais problema, diante do trabalho desenvolvido ao longo de vários governos para a irrigação de extensas áreas, fazendo do Ceará um estado importante na produção de frutas, principalmente. Koslovski disse que diversos dirigentes das cooperativas do Paraná manifestaram interesse de enviar filhos de cooperados para desenvolver projetos de fruticultura. “Idéia esta que foi muito bem recebida, tanto pelo governador, como pelo secretário da Agricultura daquele estado”, lembrou.