Cooperativas de transporte participam de fórum em Guarapuava
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dirigentes de cooperativas de transporte do Paraná reuniram nesta segunda-feira (17/08), em Guarapuava, para debater assuntos específicos do ramo, como legislação e planos de ações a ser desenvolvido pelo setor. O conteúdo das discussões versou sobre a qualificação de novos cooperados; treinamento do quadro social; e selo de qualidade e legalidade. Jean Carlos Ruths, da Cooperlog e também secretário do Conselho do Ramo Especializado de Transporte da Ocepar, explicou que o objetivo do encontro foi de reciclagem e atualização das cooperativas em relação aos temas pertinentes, como tributação, por exemplo.
Reunião do Conselho - Nessa mesma ocasião, ocorreu também uma reunião dos membros do Conselho Especializado do Ramo Transporte, onde um dos principais encaminhamentos foi a discussão em relação a exigência do pagamento do pedágio com o Vale Pedágio. As cooperativas querem pagar o Vale Pedágio, repassando ao caminhoneiro o preço da tarifa em espécie (moeda corrente), dispensando a utilização do cupom. A alegação é que a burocracia na emissão do vale pedágio afeta a produtividade e encarece os custos do setor.
Ocepar - Participaram do encontro representando o Sistema Ocepar/Sescoop-PR o asssessor cooperativista Izaías Gonçalves Lopes e o auditor de gestão Marcos Caetano. Izaias falou sobre a estrutura jurídica de uma cooperativa e a legalidade da constituição. Marcos Caetano fez uma explanação destacando questões tributárias e de legislação a que estão sujeitas as cooperativas de transporte.