Cooperativas de leite do Paraná discutem integração do setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a finalidade de discutir uma maior integração das cooperativas de leite do Estado do Paraná, a Ocepar e o Sindileite promoveram na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Ocepar, em Curitiba, uma reunião que contou com a presença das três centrais, Frimesa, Confepar e C.C.L.P que representam 17 cooperativas singulares filiadas e mais dirigentes das cooperativas Castrolanda, Witmarsum, Capal, Coamig, Coplac e Lactisul.
Florianópolis - Esta reunião, coordenada pelos presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski e Wilson Thiesen, do Sindileite, também serviu para que fosse feito um relato dos trabalhos já desenvolvidos em nível de Brasil pela OCB e pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL) e também para que as cooperativas paranaenses tirassem um posicionamento a ser apresentado no próximo seminário das cooperativas da região Sul que deverá ocorrer no final do mês de abril início de maio.
Decisões - Durante a reunião desta terça-feira, os dirigentes apresentaram algumas propostas importantes, visando uma maior integração do setor. Propostas estas que ainda serão discutidas com as lideranças dos demais estados.
Brasil - Ficou acertado entre os dirigentes de que em nível de Brasil as cooperativas centrais irão participar, tanto do Sistema de Informações da OCB/CBCL/CEPEA como também da Câmara Especial do Leite. Esta participação acontecerá com o apoio das cooperativas que integram o Pool do Leite e estão filiadas à CCLPL.
Região Sul - Já com relação a participação regional, foi proposto a elaboração de um planejamento estratégico para ser executado pelas cooperativas dos três estados com o objetivo de harmonizar os mais diversos interesses (médio prazo). Como decisão emergencial o grupo decidiu disponibilizar o parque industrial das cooperativas paranaenses como forma de maximizar a capacidade existente, como forma de utilizar o excedente de leite, principalmente durante o período de safra, processando como leite em pó e queijo. Além da realização de estudo para implantação de uma industria de leite condensado na região sul.
Paraná - Como proposta para o estado do Paraná as cooperativas presentes na reunião na Ocepar nesta terça-feira, consideraram como de fundamental importância uma maior integração, lideradas pela Ocepar e pelo Sindileite, no sentido de organizar o atual sistema de produção, recepção e industrialização de leite e derivados, bem como a venda do produto ao mercado, isto é, dentro e fora da porteira.
Números
- Hoje, o Brasil produz cerca de 21 bilhões de litros de leite por ano,
deste total o Paraná é responsável por aproximadamente
2,4 bilhões. No Paraná, o sistema cooperativista no setor lácteo
está organizado através de 25 cooperativas singulares e três
centrais, das quais, seis cooperativas possuem indústrias. Cada uma das
três centrais é responsável por uma captação
média por dia de 800 mil litros de leite.