Cooperativas de 22 Estados participam da Fenacoop 2005
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governo paulista prepara-se para estimular o plantio de trigo no Estado, em uma tentativa de reativar a produção local. O secretário da Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, disse ao Valor que os produtores paulistas deverão aumentar a produção de sementes de trigo e incrementar a área plantada dos cerca de 50 mil hectares para 400 mil hectares nos próximos cinco anos. Segundo o secretário, as regiões de Assis, Itapeva e Avaré - tradicionais produtoras de trigo no Estado - têm condições de ampliar a área com a cultura. "A área com trigo também pode avançar em regiões degradadas no sudoeste", disse Duarte Nogueira. Hoje, o Estado produz cerca de 60 mil sacas de sementes de trigo, o que representa metade da demanda do Estado. A produção poderá crescer para cerca de 1,2 milhão de toneladas de trigo nos próximos cinco anos, com uma produtividade média de 3 mil quilos de trigo por hectare.
Crescimento de 20% - A secretaria vai divulgar hoje que a área plantada e a produção de trigo no Estado deve crescer 20% neste ano. Na safra passada, a área plantada em São Paulo ficou em 54 mil hectares, com uma produção de 150 mil toneladas. As apostas no trigo como alternativa à produção estadual de inverno ocorrem em um momento em que o governo paulista poderá aprovar o projeto de lei número 318, de 2005, de autoria do governador Geraldo Alckmin, que isenta de ICMS as operações com trigo em grão, farinha de trigo, e produtos derivados (pão francês, bolachas não recheadas e macarrão), hoje em 7%, no Estado. A expectativa é de que a Assembléia Legislativa aprove o projeto ainda hoje durante uma sessão extraordinária. Antes da votação, deverá ser realizada uma audiência pública na própria Assembléia Legislativa.
Organizações de 21 Estados estarão presentes no maior evento do cooperativismo brasileiro, de 5 a 7 de outubro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Serão 22 Estados representados na Feira Internacional das Cooperativas, Fornecedores e Serviços. No total, a Fenacoop 2005 conta com cerca de 170 expositores. Neivor Canton, presidente da Ocesc (Santa Catarina), não deixa dúvidas sobre a importância da feira. “Nós apostamos na Fenacoop 2005 como um evento que passa a ser vitrine para os produtos das filiadas da Ocesc. A participação na edição do ano passado nos comprovou a vocação da feira de impulsionar bons negócios. Devido a esse sucesso, a nossa participação será ainda mais ampla neste ano, com a adesão principalmente das cooperativas agropecuárias e de consumo”, afirma.
Do artesanato aos sucos - A Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (OCB-RJ), outra representante estadual, vai expor em seu estande artigos de artesanato e vestuário, e vai promover desfiles de moda, incluindo rodadas de samba nos finais de tarde. A Cocamar, de Maringá, estará presente expondo sua linha de produtos prontos destinados ao mercado consumidor, com destaque para os sucos. Além de montar um estande no local do evento, a Cocamar participará do mercado cooperativo. (Com informações da OCB).