Cooperativas buscam abrir mercado chinês para grãos, lácteos e carnes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Valdemiro Rocha, e o delegado federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, integram uma comitiva de executivos de cooperativas gaúchas em viagem à China para ampliar e consolidar a possibilidade de negócios nas áreas de grãos, leite e carnes. A viagem, organizada pela Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), busca uma aproximação comercial com um dos maiores mercados consumidores do mundo. A comitiva reúne presidentes de 21 cooperativas, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e um representante do Banco do Brasil.

Roteiro - O roteiro inclui encontros na embaixada brasileira, visita às agrovilas da região de Rizhao e ao terminal portuário da cidade, além de contatos com empresas na área de leite e derivados e de carnes bovinas, suínas e de aves. Está previsto um encontro com a diretoria da empresa chinesa de alimentos Chinatex. Os chineses prevêem comprar 2 milhões de toneladas de soja das cooperativas gaúchas nesta safra. A comitiva, coordenada pelo presidente da CCGL, Caio Vianna, também visitará as cidades de Xangai, Pequim, Benjin, Xinyi, Quingdao e Rizhao.

Importância - Segundo Valdemiro Rocha, a viagem é muito importante por significar a chance de ampliar e abrir novos negócios com a China, o terceiro maior importador de produtos brasileiros. “As negociações com a China têm alcançado resultados muito positivos, principalmente nos dois últimos anos. Acredito que este será um encontro de sucesso, pois há boas possibilidades de ampliação do mercado bilateral”, diz. O grupo deve voltar ao Brasil no próximo dia 20 de outubro.

Comitiva - Participam da comitiva Genézio da Silva (Cotrijuc), Antonio Wünsch (Cotrimaio), Aquelino Dalla Libera (Coopibi), Ari Paulo Hüning (Coopalma), Aurélio Vicari (Cotrisoja), Carlos Poletto (Cotrijuí), Darci Tubiana (Comtul), Enio Nascimento (Cotribá), Fabiano Pistoia Oliveira (Banco do Brasil), Heber Cardoso (FCStone), Inácio Brust (Cotripal), João Carlos Chini (Cotrisal), Leo Ottonelli (Cotrifred), Lourival Bublitz (Cotrirosa), Luis Dias dos Santos (Cotrisul), Olavo Lautert Valendorff (Coagrisol), Roberto Haas (Cotrisa), Alexandre Guerra (Santa Clara), Rui Polidoro Pinto (Fecoagro), Sérgio de Oliveira (Coopermil), Volfe Gobbato (Agropan), Fan Te Lung (Chinatex) e Jairo Kohlrausch (Cotrijal). (Assessoria de Imprensa MAPA)

Conteúdos Relacionados