Cooperativa dribla crise da saúde e prevê receita 10% maior em 2004
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Em meio à “briga” entre operadoras de planos de saúde, categoria médica e governo, a Unimed Brasil consegue sair menos arranhada, sustentando uma imagem positiva entre os médicos e conveniados. A empresa concorre com a Bradesco Saúde o prêmio de marca de maior confiança do consumidor, concedido pela revista Seleções do Reader's Digest. Conglomerado que reúne 389 cooperativas médicas no País, a Unimed aposta na responsabilidade social, no marketing esportivo e no cooperativismo para garantir 25% do mercado nacional e ser uma das marcas mais lembradas em planos de saúde por nove anos consecutivos.
Crescimento - O sistema espera um crescimento superior a 10% no faturamento este ano, chegando a R$ 10 bilhões. Já congrega 12 milhões de clientes, o equivalente a 30% dos usuários de planos de saúde no País e cobre 75% do território nacional, o equivalente a 4.125 municípios. Possui 71 pontos de pronto atendimento, mais de 3,5 mil hospitais credenciados com 3 mil leitos e 62 hospitais próprios, realiza 46,2 milhões de consultas por ano, 1,3 milhão de internações e gera 18,5 mil empregos diretos, além de outros 291 mil indiretos. Sua administração é estruturada em cooperativas de 1º, 2º e 3º grau. As cooperativas singulares são responsáveis pela cobertura de uma determinada área, que pode ser de uma cidade ou um grupo de cidades próximas. As Federações (2º grau) são responsáveis pelo gerenciamento de um estado e cabe à Confederação (3º grau) a administração nacional.
História - O complexo Unimed surgiu há 36 anos, quando 20 médicos se reuniram em Santos, litoral paulista, e formaram a primeira cooperativa. Hoje, já são quase 100 mil os médicos cooperados. Cada cooperativa tem sua própria dinâmica para agregar novos cooperados. Algumas são abertas, em que o profissional da saúde pode ingressar livremente, apenas fazendo um treinamento sobre os princípios do cooperativismo. Outras possuem um critério de seleção, que pode ser composto por provas ou pela avaliação de médicos especialistas acerca da necessidade de outros profissionais naquela área para prestação de serviço no local.
Cooperativismo - A opção do cooperativismo é vista como uma iniciativa moderna pelos gestores do grupo. "É uma forma de capitalizar a produção e distribuir a renda", diz o Dr. Almir Gentil, diretor de marketing e desenvolvimento. A principal reclamação do grupo é com a alta carga tributária imposta pelo governo. Gentil enfatiza que a Constituição garante um "tratamento tributário adequado" às cooperativas. "Mas sofremos até tributação dupla, caso do ISS", completa. Para incentivar e orientar projetos socialmente responsáveis, a Unimed criou um manual, em 2001. Em seguida, elaborou um banco de projetos, que contava com suporte técnico de consultores especializados. Já em 2002, foi criado o Selo de Responsabilidade Social, que certificou 55 projetos no ano passado e, neste ano, deverá certificar mais de 110 iniciativas.
Cidadania - As ações socialmente responsáveis das cooperativas Unimed são reconhecidas pelo Instituto Ethos , Guia Exame de Boa Cidadania e Organização das Nações Unidas (ONU) e contemplam os setores de esporte, saúde, educação e cultura. Existem atletas nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Atenas que recebem apoio e patrocínio da Unimed. Já os 170 atletas com deficiência inscritos no Comitê Paraolímpico Brasileiro recebem assistência médica e apoio logístico gratuitos da Unimed. Outra iniciativa freqüente entre as cooperativas Unimed é o investimento em marketing esportivo, sendo que existem casos em que a verba investida representa até 30% do orçamento previsto para o marketing. (Jornal DCI)