Cooperativa doa 10 mil quilos de carne ao Fome Zero

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Acontece nesta quarta-feira (11), em Paranaguá, a entrega de uma carga de 10 mil quilos de carne (frango congelado) ao programa Fome Zero Paraná, coordenado pela Secretaria do Trabalho Emprego e Promoção Social, através da Coordenadoria de Projetos Especiais de Enfrentamento a Pobreza. A doação está sendo feita pela C.Vale - Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri, com sede em Palotina, região oeste do estado e faz parte do Programa Coopera Brasil - Projeto Cooperativo de Apoio ao Programa Fome Zero, liderado pela OCB e coordenado aqui no Paraná pela Ocepar e deverá atender diversas entidades do litoral paranaense. A distribuição do produto será repassada a Pastoral da Criança e a Mitra Diocesana de Paranaguá, que tem como responsável o diácono Adelir de Carli.

Doações - Desde o início do programa, as cooperativas paranaenses já doaram ao Fome Zero Paraná aproximadamente 670 mil quilos de alimentos para famílias carentes de todo o Estado. O início das doações aconteceu no dia 4 de abril, simultaneamente em 13 microrregiões do Paraná. Os produtos doados são cultivados e/ou industrializados pelas próprias cooperativas e seus cooperados (arroz, farinha de trigo, óleo de soja, leite, frango, feijão e batata, entre outros). Segundo o presidente da C. Vale, Alfredo Lang, "o sistema cooperativista têm dentro dos seus princípios o apoio ao desenvolvimento das comunidades, seja através da agregação de valor ao produto, gerando renda, emprego, tributos, enfim, uma melhoria nas condições de vida onde atua”.

Exemplo - “E neste momento, em que há toda uma mobilização da sociedade para resolver este problema emergencial que é a fome, nós não poderíamos nos furtar em participar e estamos dando o exemplo”, lembra o dirigente. E como forma de reconhecimento ao importante projeto Coopera Brasil, o ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, entregou na última segunda-feira (09/06) o certificado, n° 13, de parceria da OCB no Programa Fome Zero. O documento registra oficialmente a participação das cooperativas no programa e o número 13 é alusivo à quantidade de ramos de atividade do Cooperativismo brasileiro. A OCB, que representa 7.549 cooperativas, foi a primeira entidade da sociedade civil a aderir ao programa prioritário do governo.

Conteúdos Relacionados