COOPERATIVA DO ANO IV: Cooperativas do Sicoob vencem etapa nacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Líderes cooperativistas de todo o país e parlamentares se reuniram na noite do último dia 20/11, em Brasília (DF), na solenidade de premiação da oitava edição do Prêmio Cooperativa do Ano, evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a revista Globo Rural. Na ocasião, cooperativas do Sicoob, maior sistema cooperativo de crédito do país, foram premiadas em quatro categorias. Entre os convidados do evento estavam a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o Embaixador Especial da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) para o Ano Internacional das Cooperativas, Roberto Rodrigues, o secretário-executivo do Banco Central do Brasil (BC), Geraldo Magela, o vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Deputado Federal Paulo Piau (MG), o diretor de redação da Revista Globo Rural, Bruno Blecher, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, entre outros.

Premiação - Cooperativas do Sicoob se destacaram em quatro premiações. Na modalidade “Comunicação e Difusão do Cooperativismo”, o Sicoob Creditapiranga, de Santa Catarina, ganhou o primeiro lugar. O reconhecimento se deu em função do projeto “Sicoob Creditapiranga 80 Anos” que tem o objetivo de executar ações, valorizando, difundindo e fortalecendo, junto aos associados e comunidades em geral, o espírito cooperativista, tendo em vista os 80 anos da entidade. No mesmo estado, a cooperativa Sicoob Bluecredi foi a segunda colocada na categoria “Fidelização”, com o projeto “Blucredi Mais” que visa aumentar o número de associados ativos e a sustentabilidade da cooperativa, por meio da fidelização do quadro social da cooperativa.

Cooperativa Cidadã - O Sicoob Coopjus, de Minas Gerais, foi o terceiro colocado na categoria  “Cooperativa Cidadã”, com o “Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea” que procura sensibilizar a comunidade e servidores de três tribunais (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional Federal) com relação a leucemia e para a necessidade de aumentar o número de cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea.

Desenvolvimento Sustentável - A cooperativa Sicoob Credialto, também de Minas Gerais, conquistou o terceiro lugar na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, com o projeto “Recicla Eletro – Coleta e destinação adequada de Lixo Eletrônico” que tem o objetivo de conscientizar a população local, criar postos de coleta permanentes de lixo eletrônico, dar uma destinação adequada ao lixo coletado e desenvolver concurso alusivo ao tema na rede escolar da região.

Modalidades - No total, foram entregues 21 premiações de 1º, 2º e 3º lugares para os projetos vencedores da etapa nacional em sete modalidades “Atendimento”, “Benefício”, “Fidelização”, “Cooperativa Cidadã”, “Comunicação e Difusão do Cooperativismo”, “Desenvolvimento Sustentável” e “Inovação e Tecnologia”. As sete grandes campeãs da noite ganharam ainda, dois pacotes de viagem, cada uma, para o berço do cooperativismo no país, a cidade de Nova Petrópolis (RS). Além das 21 cooperativas vencedoras da etapa nacional, o Sistema OCB reconheceu o talento, a qualidade da gestão e a eficiência de 80 cooperativas de todo o Brasil que receberam o selo “Projeto de Referência Estadual”. Vale destacar: dos 212 projetos inscritos no Prêmio Cooperativa do Ano, apenas 80 receberam a honraria.  Todos os certificados com o selo do projeto ficarão registrados nos arquivos permanentes da OCB e poderão ser utilizados pelas cooperativas como prova da qualidade e da competência da sua gestão.

O Prêmio - O objetivo do prêmio foi reconhecer publicamente iniciativas promovidas por cooperativas de todo país, as quais proporcionaram benefícios comprovados aos seus cooperados e à sua região de atuação. A edição deste ano foi comemorativa a 2012, o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2009. Com a iniciativa, a ONU reconhece o papel do cooperativismo na geração de trabalho, renda e consequente redução das desigualdades sociais.

 

Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 545 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)

 

Premio Sicoob Large

Conteúdos Relacionados