Cooperativa de avestruz é destaque em estande da Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Carne– A carne de avestruz pode perfeitamente ser confundida com a de gado. Segundo Koyashiki, ao se grelhar um pedaço de carne de gado e outro de avestruz, visualmente fica difícil fazer a distinção. A diferença maior está na composição, pois a carne da avestruz tem pouco colesterol e é muito mais nutritiva. Outra característica importante, é a presença de Omega 3, recomendado para pessoas com pré-disposição para doenças do coração. No Instituto do Coração de São Paulo (Incor), é comum os médicos recomendarem carne de avestruz para pacientes cardíacos. Nos Estados Unidos o Mac Donald’s já faz lanches com hambúrguer de avestruz. O grande problema do consumo, é que o custo para o consumidor final ainda é muito caro, chegando a R$ 60,00 o quilo.
Couro – Além da carne, o avestruz produz um couro muito valioso e apreciado pela indústria da moda. Com couro se faz sapatos, jaquetas, cintos, bolsas, carteiras e outras coisas do gênero. Segundo Koyashiki, é o segundo couro mais resistente do mundo, perdendo apenas para o do jacaré. Os ovos da ave também podem ser utilizados na culinária. As cascas são pintadas e viram peças de decoração. No caso da Coontruz, essa pintura está sendo feita pelas mulheres dos cooperados.
Projetos – O próximo passo da Coontruz é conseguir o SIF (Sistema de Inspeção Federal), para iniciar os abates. Hoje, os cooperados vendem a carne para um restaurante de Londrina que possui o SIF e, portanto, se responsabiliza pelo abate. O projeto da cooperativa é disponibilizar toda a cadeia produtiva (incubadora, abate e industrialização).