COOPERATIVA AGRÁRIA COMEMORA 50 ANOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Jaime Lerner, senadores, deputados federais, representantes dos governos da Alemanha, Áustria e Suíça, autoridades e cooperados, totalizando cerca de 2 mil pessoas, devem comparecer nesta sexta-feira, à solenidade comemorativa aos 50 anos da Cooperativa Agrária Entre Rios, em Guarapuava. As comemorações começaram hoje, com vários eventos religiosos e culturais, e terminam na sexta-feira, com um desfile histórico na presença de autoridades e convidados, e eventos culturais. A Ocepar será representada na solenidade pelo seu vice-presidente José Roberto Baggio e pelo diretor executivo José Roberto Ricken.

Exemplo de determinação - A história da cooperativa tem antecedentes relacionados com a colonização do Império austro-húngaro, na atual região dos Bálcãs (Iugoslávia). Convidados para colonizar as terras do império na Iugoslávia, os suábios subiram o rio Danúbio, se estabelecendo na região, onde permaneceram até o final da Segunda Guerra Mundial, quando foram perseguidos e massacrados pelas tropas russas. Os que fugiram se refugiaram na Áustria, de onde partiram para vários países. Um grupo, o único que permanece coeso no exterior até hoje, há 50 anos chegou à região de Guarapuava para fundar a Cooperativa Agrária e o distrito de Entre Rios.

Comunidade consolidada - Os suábios passaram os primeiros anos por grandes dificuldades em Entre Rios, não só em função das diferenças de clima, solo, cultura, mas também pelo fato das autoridades brasileiras não terem cumprido todos os itens do acordo de colonização. Enquanto muitos colonos voltaram à Europa, um grupo, liderado por Matias Leh, ficou em Entre Rios e, às custas de grandes sacrifícios, superou os problemas e consolidou um núcleo em torno da atual cooperativa Agrária. Hoje a cooperativa é um símbolo de resistência e determinação, que gerou desenvolvimento com repercussão em todo o Estado. A Cooperativa Agrária tem cerca de 500 cooperados que atuam em diversos setores da agropecuária. Possui a Agromalte, uma das maiores maltarias do Brasil, e alcança altas produtividades nas culturas de soja e milho, trigo, cevada, aveia e em produção de flores. Além de praticar agricultura tecnificada, com produtividades comparáveis às dos países mais desenvolvidos, a Agrária investe na preservação da cultura suábia. Construiu, em Entre Rios, em 1992, o Centro Cultural Mathias Leh, hoje o único teatro existente em Guarapuava. Também apóia diversos grupos folclóricos de dança, música, teatro e coral e, com o objetivo de manter vivo o idioma alemão, fundou o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e a Rádio Universitária Entre Rios FM, atualmente em convênio com a Unicentro.

Conteúdos Relacionados