COOPAVEL: Cooperativa lança leite B durante visita de dirigentes nacionais da OCB
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coopavel Cooperativa Agroindustrial lançou, no último dia 09 de junho, mais um produto industrializado em Cascavel. Trata-se do leite tipo B, o primeiro do gênero no Paraná enquadrado na nova legislação federal. O produto foi apresentado à imprensa por ocasião do evento de recepção ao grupo de presidentes das Organizações Estaduais de Cooperativas de todo o Brasil que esteve em Cascavel, acompanhado do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, visitando a Coopavel, uma das oito ganhadoras do prêmio de melhor cooperativa do ano de 2004.
Portaria - O leite B é um leite rastreado, vindo de propriedades que foram selecionadas pelo Ministério da Agricultura, de acordo com a norma 51, lei que passará a vigorar em 1º de julho e que traz grandes mudanças para a cadeia do leite. A nova lei exige um processo de produção seletivo no campo, com industrialização diferenciada, o que eleva a qualidade do leite, com foco principal na quantidade bacteriana. De acordo com a gerente do laticínio, Ivânia Brandalize, a coleta do produto na propriedade é feita separadamente ao leite C. Na indústria o processo também impede o contato com os outros produtos. O leite B também traz valores agregados, como a melhor qualidade microbiológica, padronização e homogeneização.
Tecnologia - O Ministério da agricultura, que realiza análises periódicas em todos os leites industrializados há muitos anos, vem enquadrando o leite tipo C da Coopavel na qualidade B, porém somente agora a cooperativa decidiu lançar o produto com essa denominação ao mercado. Para colocar o produto no mercado houve um período preparatório de mais de seis meses, entre documentação, preparação dos produtores e adequação industrial. Para o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a disponibilização do leite B no mercado regional significa é mais um produto de alta tecnologia da Coopavel colocado a disposição do consumidor acompanhando a tendência de um mercado de produtos de maior segurança alimentar.
Produtos Coopavel - O leite B vem somar-se aos outros 32 itens de produtos lácteos que a Coopavel disponibiliza hoje no mercado nacional. A meta é transformar 50% do leite produzido pela Coopavel em leite B. A Distribuição desses produtos é feita em diversos outros estados brasileiros, chegando até Minas Gerais e Rondônia. De acordo com Ivânia, o laticínio Coopavel está habilitado pelo Ministério da Agricultura também para exportar, o que deverá ocorrer nos próximos meses. Ao todo a Coopavel dispõe hoje de um mix de mais de 200 itens entre cortes de aves, cortes de suínos, embutidos, defumados e produtos lácteos. Cerca de 40% dessa produção é exportada. Do faturamento total da cooperativa, que foi de 773 milhões em 2004, cerca de 70% é proveniente da Industrialização.