COONAGRO: Prestação de contas de 2011 é aprovada na AGO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Nacional Agroindustrial – Coonagro promoveu sexta-feira (23/03), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), destinada à aprovação da prestação de contas referente ao exercício de 2011 e do plano de ações de 2012. Além dos representantes das cooperativas filiadas, a reunião contou com presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Durante a AGO, foi ainda realizada a eleição dos membros do Conselho Fiscal para a gestão 2012/13. Foram eleitos Waldemir Romani, da Nova Produtiva, como coordenador; Lauro Soethe, da Lar, como secretário, e Gabriel Nadal, da Coopagrícola, como efetivo, tendo como suplentes João Batista, da Cooperval; Nelson Konzen, da Codepa, e Emílio Gonçalves Mori, da Copacol.
Movimentação - Em 2011, foram movimentados mais de R$ 101 milhões, representando 7,15% do volume de compras das cooperativas associadas, que adquiriram 108 mil toneladas de fertilizantes e outros um milhão de quilos/litros de agroquímicos por meio da Coonagro. “De 2010 para 2011, a Coonagro cresceu 100%. Saímos de pouco mais de 4% para um volume para pouco mais de 7% de movimentação. Isso é um bom sinal. Não consideramos nem que é pouco, nem que é muito. É realmente um volume que possibilita à Coonagro buscar sua credibilidade no mercado. Agora, nós apresentamos uma meta na Assembleia, que foi aprovada, de atingir 12% do movimento de todas as cooperativas para o ano de 2012”, disse o presidente da Coonagro, Frans Borg.
Concentração – Ainda de acordo com ele, a Coonagro vem atuando dentro de um planejamento estratégico com resultados projetados a médio e longo prazo. “Nós analisamos que o mercado de insumos agrícolas está se concentrando cada vez mais. Isso é uma ameaça para as cooperativas e, por isso, a Coonagro decidiu fazer, durante o ano de 2011, um planejamento estratégico com diversos públicos das cooperativas para realmente demonstrar essa preocupação e analisarmos como, durante um espaço de tempo, nós poderemos nos posicionar para nos proteger contra essa questão. Em 2012 esse planejamento estratégico deverá ter uma continuidade. A Coonagro terá que tomar algumas posições e medidas para que a médio e longo prazo as cooperativas possam falar a mesma língua”, afirmou Borg.
Adaptação - “A formação do Coonagro é estranha no mercado que, num primeiro momento, vai rejeitar a ideia de uma concentração de compras de insumos. Isso requer uma fase de adaptação, da própria Coonagro com o mercado interno das cooperativas, como também com o mercado externo, onde estão os grandes players de insumos agropecuários. Nós enxergamos que, para a Coonagro, não é interessante crescer muito rapidamente e, sim, crescer de uma forma consistente buscando sua credibilidade nesse mercado”, acrescentou ele.
A Coonagro - A Coonagro foi criada em setembro de 2008, como Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário. Em outubro de 2009, passou a atuar como Cooperativa Nacional Agroindustrial. São filiadas as cooperativas agropecuárias Agrária, Batavo, Bom Jesus, C.Vale, Capal, Castrolanda, Cocari, Codepa, Cofercatu, Coopagrícola, Cooperval, Copacol, Copagra, Copagril, Integrada, Lar, Nova Produtiva e Unicastro.