COODETEC: Cooperativa apresenta novas cultivares em reunião sobre trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Desde esta segunda-feira (25/07), Dourados/MS está recebendo a V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. O evento é realizado na Embrapa Agropecuária Oeste com objetivo de discutir os avanços da pesquisa com trigo e triticale no último ano. A V Reunião segue até quinta-feira (28/07).

Integrantes - A Comissão é formada por instituições e empresas de pesquisa ligadas às duas culturas e, todos os anos, os membros se reúnem para avaliar o desempenho e estabelecer diretrizes do trigo e do triticale. Neste ano, o assunto principal é a nova classificação comercial do trigo brasileiro, que entra em vigor em julho de 2012. Em 2010, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec coordenou a IV Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. O evento foi realizado em Cascavel/PR, de 26 a 29 de julho, e reuniu pesquisadores, extensionistas, técnicos e estudantes.

 

Representantes - Boa parte dos trabalhos científicos, inscritos na V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale avalia a qualidade tecnológica das cultivares. A Coodetec está representada, neste evento, pelos pesquisadores Francisco de Assis Franco e Volmir Sergio Marchioro, presidente e secretário da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. Eles apresentarão as novas cultivares de trigo CD, que atendem as atuais exigências do mercado.

 

Base - "A base do programa de Trigo Coodetec está alicerçada no alto potencial de rendimento de grãos e qualidade industrial. Procuramos atender os principais requisitos do produtor e da indústria. Deste modo, oferecemos opções para atender a demanda do agricultor, nas diferentes regiões produtoras", destacou Franco. Neste ano, as cultivares CD 122 e CD 123 estão nas lavouras para multiplicação e, em 2012, estarão acessíveis aos triticultores que buscam por trigo de qualidade para panificação. Estas sementes são indicadas para as regiões I e II do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Extensão de cultivo - Porém, na V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, será apresentada extensão de cultivo das duas cultivares para a região III do Paraná.  A CD 122 possui bom tipo agronômico e a CD 123 é um trigo precoce, de baixa estatura. Os dois lançamentos possuem alto potencial de rendimento de grãos e resistência à ferrugem da folha.

 

Multiplicação - Em fase de multiplicação nos campos da Coodetec, estão as cultivares CD 124, CD 151 e CD 154, que também serão apresentadas no evento de Dourados. Com indicação para as regiões I e II do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a cultivar CD 124 vem para fortalecer o segmento de farinhas de trigo pão. Esta cultivar, segundo Franco, possui alto potencial de rendimento de grãos, bom tipo agronômico, boa resistência a giberela e germinação na espiga.

 

Melhoradores - Os trigos CD 151 e CD 154 reforçam o grupo dos melhoradores da Coodetec. São indicados para os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A cultivar CD 151, tem alto potencial produtivo, em diferentes localidades das regiões quentes, ampla adaptação e boa sanidade. Este trigo também possui tolerância a calor, a seca e a brusone. Já o trigo CD 154 é caracterizado como cultivar de alto potencial produtivo. Além disso, possui bom tipo agronômico, com destaque no tamanho da espiga.

 

Sobre a Coodetec - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 34 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados