COODETEC: Agropecuarista muda estratégia e garante silagem para o ano todo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A produção eficiente de leite e carne depende de uma alimentação rica em nutrientes. E, para garantir rentabilidade, o pecuarista tem adotado, cada vez mais, a produção de silagem de milho. Este alimento é o preferido por diversos fatores, inclusive pelo alto teor de energia e pelo alto consumo entre os animais. O agropecuarista de Maringá, Apolo dos Santos Silva, conhece as vantagens da silagem e aposta em híbridos de qualidade para garantir o rendimento.
Produção elevada - Em sua propriedade, no distrito de Água Boa, em Paiçandu, ele plantou o milho CD 384Hx na safra 2010/2011 e produziu 85 toneladas de silagem por alqueire. "Meus animais consomem, por ano, em torno de 500 toneladas de silagem. Com o híbrido da Coodetec produzi 515 toneladas. É mais do que necessito. Esta foi a primeira vez que produzi silagem apenas na safra verão. Em outros anos, sempre utilizei milho das duas safras (verão e safrinha) para chegar a essa produção", informou.
Grãos - De acordo com o produtor, o milho safrinha, que ainda deve ser colhido em sua propriedade, será utilizado para comercialização de grãos. "Acredito que devo colher no início de agosto. Este híbrido escapou da geada e acho que pode alcançar 250 sacas por alqueire. Quem vê a lavoura diz que vai produzir muito mais. Mas a gente tem que ter os pés no chão. Se passar disso, ótimo!"
Investimento - Para ter um bom rendimento, o produtor precisa investir em tecnologia, ter terra boa e, além disso, o clima também precisa colaborar. Apolo dos Santos Silva sabe disso e investe. "Vou continuar com o híbrido CD 384Hx e vou investir mais ainda na lavoura, melhorar a adubação. Esse milho me trouxe um rendimento satisfatório, resistiu ao período de seca registrado na região e resistiu também à chuva e ao vento", destacou.
.
Garantia de sucesso - O técnico agrícola que acompanhou a produção em Água Boa foi Márcio Marcusso, da unidade da Cocamar, de Doutor Camargo. Para ele, o híbrido CD 384Hx é garantia de sucesso na lavoura. "Temos confiança na hora da recomendação. Vendeu bastante e sabemos que vai vender mais ainda. O agricultor entrevistado, por exemplo, já comprou mais sementes. O milho da Coodetec é produtivo, resiste ao acamamento, tem bom sistema radicular e apresenta boa resistência a doenças", argumentou. Para Marcusso, este híbrido vai muito bem, tanto para silagem quanto para grãos. "Gosto muito do CD 384Hx e recomendo, porque sei que vai produzir bem." (Imprensa Coodetec)