CONVÊNIO ALEP: Sistema Ocepar terá programa na TV Sinal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Novembro/18/2011111815266/{/gallery}O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, assinou, nesta quinta-feira (17/11), um convênio com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), que permite à entidade divulgar as principais ações desenvolvidas pelo cooperativismo paranaense, através da TV Sinal, veículo oficial de comunicação do Poder Legislativo do Estado. Além do Sistema Ocepar, também participam deste convênio, a Associação Comercial do Paraná – ACP e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep. As três entidades terão, cada uma, um programa de trinta minutos por mês no programa semanal “Paraná Empreendedor”, em edições inéditas, sempre às segundas-feiras, às 18h30, em sistema de rodízio.
Conteúdo - Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, que assinou o documento em companhia do 1º secretário, deputado Plauto Miró, esta é uma iniciativa pioneira entre as assembleias do País. Segundo o parlamentar, o objetivo é “agregar conteúdo à programação da TV Sinal, acreditando que isso será melhor para todos e atenderá uma gama maior de interesses. Atuando em parceria, vamos conseguir ampliar nossa comunicação e, ao mesmo tempo, oferecer condições para que a sociedade possa fiscalizar melhor seu Legislativo”. O presidente da Alep disse que outras entidades também serão convidadas a fazer uso da TV Sinal.
Cooperativismo - Rossoni destacou a importância das cooperativas do Paraná estarem integradas nessa iniciativa. “Daqui a algum tempo, iremos entrar via satélite. Vamos chegar na casa dos agricultores, dos cooperados e, como muitas regiões ainda não desenvolveram o cooperativismo, o programa da Ocepar servirá para levar as informações necessárias para que essas pessoas possam se informar melhor. Um trabalho educativo do que cada entidade representa para economia do nosso Estado”, frisou o presidente da Assembleia.
Ocepar - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que se sentia orgulhoso e satisfeito com a iniciativa da Comissão Executiva da Assembleia pois permitirá às diversas representações de classe mostrar ao povo do Paraná como desempenham suas atividades: “Vamos contar com um importante espaço para divulgar a atuação do cooperativismo. Uma oportunidade ímpar para que possamos mostrar à sociedade o que representam as cooperativas, nos seus diferentes ramos, na viabilização da atividade do cooperado, na distribuição de renda e no desenvolvimento do nosso Estado”, frisou. “No ramo do agronegócio, as cooperativas são responsáveis por 54% da produção agrícola e dinamizam a economia paranaense. Hoje, o cooperativismo é responsável por 1 milhão e 450 mil postos de trabalho, uma força viva da sociedade e que faturou em 2010, cerca de R$ 28 bilhões. Promove a interiorização da economia. Temos 11 cooperativas que tem uma movimentação econômica superior a R$ 1 bilhão, levando o desenvolvimento para todos os cantos do Paraná”, acrescentou o dirigente cooperativista.
Fiep - Para o presidente da Fiep, Edson Luis Campagnolo, a aproximação da Assembleia com os segmentos que representam o setor produtivo é um bom exercício de cidadania, que consolida a confiança do setor e ajudará a difundir no Paraná a semente do empreendedorismo. “Este é um gesto de confiança que as entidades prestam à nossa Assembleia Legislativa, entendendo o empenho que a atual mesa diretiva tem feito na questão de uma administração transparente. O programa será uma grande oportunidade para semearmos no Paraná o empreendedorismo e essas três entidades aqui representadas podem contribuir muito para isso e, quem sabe num futuro próximo, com a participação de outras importantes entidades de nosso Estado neste programa da TV Sinal”, frisou.
ACP – Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon esse convênio simboliza, acima de tudo, que uma parcela da sociedade, através das três entidades, está representada e ocupará um importante espaço para falar sobre o que mais entendem: sobre o Paraná. “Este convênio é uma atitude necessária e corajosa do presidente Rossoni e demais parlamentares para que esta Casa volte a ser um novo esteio da sociedade e que todos possam exercer a sua cidadania”, destacou.
Momento histórico – O diretor de Comunicação da Assembleia, Hudson José, lembrou o recente encontro entre o presidente da Casa e o dirigente da ACP, Edson Ramon, que marcou os primeiros entendimentos referentes à abertura da TV Sinal a entidades representativas da economia do Estado, que redundaram no convênio assinado nesta quinta. Para Ramon, trata-se de um “momento histórico em que entidades de classe se juntam em direção a um oriente de ética e recuperação dos valores morais”. Elogiando o processo de reconstrução vivido pelo Poder, disse que cabe à classe política perceber com perspicácia o que a sociedade deseja: “Estamos de mãos dadas nesta caminhada”, frisou.
Mudanças - Elogiado por Rossoni como “um grande gerente”, que complementa “o estilo rompedor do presidente” com o contraponto da diplomacia, o 1º secretário da Alep, deputado Plauto Miró (DEM), se disse feliz com a assinatura do convênio porque ele reúne, em torno da Assembleia e na luta pela moralização, as entidades “que ontem estavam na praça pública, pedindo mudanças. Estas mudanças estão acontecendo e agradecemos esse grupo de pessoas que topou a ‘peleia’ ao nosso lado. A Assembleia nunca mais será o que foi no passado. Cada vez mais, com a modernização de nosso sistema de informatização em andamento, a sociedade terá acesso aos números e ao funcionamento da Casa”, reafirmou.
Paraná Empreendedor – A participação das entidades na grade da TV Sinal será franqueada, sem custo de produção para os programas, cabendo a elas a responsabilidade pela indicação da pauta, dos convidados e a participação dos convidados para apresentar, discutir e analisar os temas que forem colocados em debate. A apresentação estará inserida no programa Paraná Empreendedor. Conforme cronograma a ser estabelecido em acordo entre a Assembleia e seus parceiros, cada um terá direito a um programa de 30 minutos intercalado a cada três semanas em primeira fase, podendo ter um espaçamento maior se houver a adesão de novos interessados. Qualquer alteração será previamente comunicada e acordada entre os participantes.
TV Sinal - A TV Sinal dará todo o suporte e estrutura da gravação (incluindo edição de materiais cedidos pela entidade empresarial) em estúdio na sede do Legislativo. Mas a ela não compete a produção nem a captação de imagens externas. Se preferir, a entidade parceira poderá produzir, sob suas custas, materiais especiais com captação externa para edição. Seu uso estará condicionado à compatibilidade de tecnologia, pertinência do tema e viabilidade de tempo. A direção do programa Paraná Empreendedor Especial é exclusiva do Legislativo. O acordo entrará em vigor e produzirá efeitos imediatos a contar da data de sua publicação e tem como prazo final o dia 31 de janeiro de 2013, podendo ser prorrogado se houver interesse dos participantes. Na segunda-feira, dia 21/11, está agendada a primeira reunião de trabalho entre representantes das três entidades com o diretor de comunicação da Alep, Hudson José , e da TV Sinal. Participa deste encontro o coordenador de comunicação e imprensa do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa)