CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED: Presidente da Cocamar falará sobre o cooperativismo do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Luiz Lourenco 11092012O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, fará palestra sobre o cooperativismo do Paraná durante a 42ª Convenção Nacional Unimed, que acontece em Florianópolis, Santa Catarina. O dirigente participará nesta quarta-feira (12/09) da mesa-redonda “Desafios de Crescimento das Cooperativas Frente à Legislação Nacional”, com debatedores de várias regiões do país e da América do Sul. “A ideia é mostrar os avanços e desafios do setor, com enfoque ao forte trabalho na melhoria da gestão do empreendimento cooperativo”, explicou Lourenço, que na manhã desta terça-feira (11/09) reuniu-se, em Curitiba, com o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

Carga tributária - Entre as questões a serem abordadas, segundo Lourenço, estão a pesada carga tributária brasileira e a dificuldade em viabilizar recursos para investimentos e capital de giro. “Quando a cooperativa cresce, aumenta também a necessidade de financiamento para capital de giro e novos projetos. A disponibilidade de recursos, geralmente advindos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e linhas de crédito governamentais, não cresce na mesma velocidade”, afirmou.

Gestão - Para Lourenço, é preciso avançar na gestão das cooperativas. “Entendo que o único caminho é investir na qualificação profissional, com gestores altamente capacitados”, disse. Segundo o presidente da Cocamar, cooperativas com equipes qualificadas têm condições de planejar o futuro com assertividade, evitando sobressaltos quando entram em processo de sucessão. “O cooperativismo paranaense vem crescendo de forma sustentável ao longo dos últimos anos. O desafio para os futuros gestores é manter a expansão do Sistema, sem retrocessos”, concluiu. 

 

Clique aqui e acesse mais informações sobre a 42ª Convenção Nacional Unimed

 

Conteúdos Relacionados