Constituída Sicredi Capal em Arapoti
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 40 pessoas entre dirigentes e conselheiros das cooperativas Capal e Ceral, de Arapoti, o presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes e assessores, compareceram nesta quarta-feira (13/10) à assembléia de constituição da mais nova cooperativa de crédito do Paraná, a Cooperativa de Crédito Rural do Alto Paranapanema – Sicredi Capal, cujo projeto foi aprovado recentemente pelo Banco Central. A cooperativa deve iniciar o seu funcionamento em janeiro próximo, após a homologação da diretoria pelo Banco Central e a conclusão dos registros junto aos órgãos competentes. A cooperativa terá como área de ação os municípios de Arapoti, Jaguariaiva e Sangés no Paraná, e Itapeva, Itararé, Itaberava e Riversul no Estado de São Paulo, que é a área de ação da cooperativa agropecuária Capal, que fomentou, junto com a cooperativa de eletrificação rural Ceral, a constituição da cooperativa de crédito.
Opção pelo Sicredi – A idéia da constituição da nova cooperativa surgiu durante curso de especialização feito pelo gerente geral da Capal, Adilson Fuga, cuja monografia de formatura focalizou o cooperativismo, com destaque para o cooperativismo de crédito, onde apresentou o projeto de constituição de uma cooperativa de crédito. O conhecimento do sistema de crédito cooperativo espanhol fez parte do curso de especialização de Adilson, onde buscou subsídios para projeto da nova cooperativa da comunidade de Arapoti e municípios vizinhos que são área de ação da Capal e Ceral. A opção pelo Sicredi ocorreu depois que o grupo interessado na constituição da cooperativa conheceu outros sistemas existentes no Paraná, e ajustou com a Sicredi Central o apoio que precisaria para o projeto de constituição e para o seu funcionamento.
Diretoria – A Sicredi Capal foi constituída pelo número mínimo exigido por lei, 20 associados, e a ampliação da adesão será fomentada a partir do início do seu funcionamento. A diretoria é composta por Erik Bosch (presidente) e Albert Salomons (vice presidente). Os conselheiros de administração são Luciano Dias Carneiro Kluppel, Stefano Elgersma e Adolf Hendrik van Arragon. O conselho fiscal é integrado pelos efetivos Henk Salomons, Frederik Kok e Martinus Kool; e pelos suplentes Lambert Jongsma, Nicolaas Arie Elgersma e WouterVerburg.