Conselhos agropecuário e de infra-estrutura se reúnem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Os Conselhos Agropecuário e de Infra-Estrutura se reúnem nesta semana na sede da OCB para debater temas importantes para cada um dos seus segmentos. Nesta quarta-feira, no auditório da Casa do Cooperativismo, em Brasília, se reúnem as principais lideranças do ramo Agropecuário. Na pauta da reunião está a política agrícola, seguro rural, certificação de soja não-transgênica, censo do cooperativismo no leite e programa Fome Zero. Além do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, estarão presentes o diretor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Guimarães; o representante nacional do Ramo Agropecuário, Luiz Roberto Baggio; o diretor da Confederação Brasileira de Cooperativas de Leite (CBCL), Vicente Nogueira, o gerente técnico da OCB, Ramon Belisário e o superintendente da Ocepar, Nelson Costa.

Infra-estrutura ? A reunião do ramo de infra-estrutura, acontece nesta quarta e quinta-feira, também em Brasília, tendo como representante das cooperativas do Paraná, Moysés Pistore, presidente da Cerme de Medianeira. O principal objetivo da reunião é definir as estratégias do ramo frente ao Governo Federal e ANEEL, e levantar propostas para a reforma do Setor Elétrico Brasileiro que está sendo estruturada, pelo Governo. Segundo ofício encaminhado aos participantes do encontro pelo presidente da Infracoop ? Confederação Nacional das Cooperativas de Infra-Estrura, Jânio Vital Stefanello, um dos assuntos da reunião serão discutidas propostas para a constituição da Secretaria Nacional de Eletrificação Rural, junto ao Ministério de Minas e Energia, que tem como objetivo aprimorar, aperfeiçoar e expandir os benefícios da eletrificação à todo o meio rural brasileiro, em consonância com os propósitos do Plano de Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em especial com o ?Programa Fome Zero?.

Cenário ? ?O quadro atual de luz no campo, identifica que o número de propriedades rurais brasileiras eletrificadas é da ordem de 2.750 mil, sendo que 2.200 mil pelas concessionárias e 550 mil pelas cooperativas de eletrificação rural. Isto significa dizer que das aproximadamente 5 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil, 45% não conhecem e não sabem o que é energia elétrica e muito menos os seus benefícios, que proporcionam saúde, lazer, educação, comunicação, rentabilidade no trabalho e oportunidade de emprego. Ainda, segundo dados do IBGE - Censo 2000, existem no Brasil 3.150 mil domicílios residências sem energia elétrica, sendo que aproximadamente 900 mil na área urbana e 2.250 mil na área rural, o que estima-se sejam l6 milhões de brasileiros que, em pleno Século XXI, não têm ?luz? e não podem se beneficiar deste insumo de produção e de bem estar social?, diz o documento.

Atendimento diferenciado - Para o setor, somente com a criação da Secretaria Nacional de Eletrificação Rural, vinculada ao Ministério de Minas e Energia Elétrica, será possível dar atenção e um tratamento diferenciado especialmente ao pequeno e médio produtor rural, para que ele tenha acesso a energia elétrica e com isso possa ampliar, qualificar e agregar valores aos produtos colhidos em suas terras, pois assim estaremos diminuindo e/ou evitando o êxodo rural e o inchamento das favelas urbanas, produzindo, quem sabe, condições para que ocorra o êxodo urbano.

Conteúdos Relacionados