Conhecendo Mondragon

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 1936 Mondragon era um vilarejo pobre com 8 mil habitantes localizado no “país basco”, marginalizado pelo governo que não admitia o seu progresso por causa da tendência liberal de seu povo. Hoje, graças à prática do cooperativismo iniciada pelo padre José Maria Arizmendiarrieta, é uma potência econômica com 138 cooperativas, 150 empresas que faturam 9 bilhões de euros por ano. Entrevista com o diretor do grupo Mondragon no Brasil, Ibrahin Elias, publicada pela Revista Mundocoop (edição 7), mostra detalhes interessantes do grupo cooperativista, que tem empresas em vários países, inclusive no Brasil. Resumimos alguns pontos de destaque do grupo.

O início pela formação profissional – O padre José Maria se aliou à população, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, criando em seguida uma escola técnica para capacitação profissional de eletricistas, encanadores, afiadores de ferramentas e outros, formando a base do pólo industrial atual. Hoje o grupo cooperativo tem uma universidade e em cada cooperativa há um departamento que cuida do aperfeiçoamenhto e aprendizagem da equipe.

Reaplicação do resultado – Do faturamento anual de 9 bilhões de euros, 10% é redistribuído entre as Coopertivas e reaplciado em novos investimentos. Ao se aposentar ou ao resolver saída da cooperativa, o cooperado retira a sua participação (capital social), que até então fica aplicada em um fundo.

No mundo – O grupo tem unidades na França, Marrocos, Aelmanha, Polônia, República Checa, Romênia, Irã, ÍNDIA, China, Tailândia, Mèxico, Argentina e Brasil, onde tem unidades industrial em Extrema, Taubaté, Diadema e Botucatu. Fabrica peças de automóveis, chassis e carrocerias de ônibus. Em Botucatu, o grupo implantou o banco de horas e o lucro é redistribuíco pelos funcionários. O regime trabalhista das cooperativas do grupo seguem os princípios cooperativistas, onde a remuneração é proporcional ao trabalho.

Divisões do grupo – Construção civil; indústria automobilística (peças e componentes); supermercados, onde a Eroski é a maior rede da Espanha, só perdendo para o grupo francês Carrefour; financeiro, através da participação do banco “Caja Laboral”, seguradoras, previdência e outras; eletrodomésticos (onde iniciou sua expansão) e móveis. Os 60 mil empregos diretos gerados representam cerca de 30% a maior que os empregos gerados pelas cooperativas do Paraná.

O sonho da universidade do cooperativismo – Ibrahin sonha em instalar, no Brasil, uma universidade que ensine os conceitos cooperativistas, como na Espanha. Afirma que o conhecimento é a base e o maior valor da potência chamada Mondragon. Na Espanha o grupo criou a aliança Laboral Cooperativa.

Conteúdos Relacionados