CONHEÇA O FUNDEPEC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na edição de ontem trouxemos uma matéria sobre o repasse de recursos da taxa de vacinação para o Fundepec - Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná. Afinal, quem constituiu e qual o objetivo desse fundo? O Fundepec é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundado em 14 de novembro de 1995 por entidades da classe agropecuária, que garante apoio institucional e financeiro para o desempenho das ações da defesa sanitária animal e vegetal. Celebrou convênio com a Secretaria da Agricultura do Paraná, visando atuar conjuntamente na defesa sanitária. Contribui para que haja maior agilidade e eficiência no combate às doenças, objeto de campanhas sanitárias desenvolvidas pelo Estado. É resultado da cooperação entre produtores, indústria e autoridades governamentais na defesa de interesses comuns.

Quem integra o fundo - Formam o Fundepec diversas entidades: a Federação da Agricultura do Estado do Paraná - Faep, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - Ocepar, Federação Paranaense de Criadores - Fepac, Sindicato da Indústria da Carne e Produtos Derivados do Estado do Paraná - Sindicarne, Associação Paranaense de Criadores de Búfalos - ABUPAR, Associação Paranaense de Avicultores - APAVI, Associação Paranaense de Suinocultores - APS, Sindicato dos Produtores de Gado de Corte e Gado de Leite do Paraná - SPGCGLP, Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Paraná - Sindileite, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa - APCBRH e Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná - Avipar.

Nova mentalidade - O Fundepec foi concebido dentro de uma nova realidade de pensamento, segundo o qual os produtores, os empresários rurais e os consumidores são co-responsáveis pelas condições sanitárias das lavouras e dos rebanhos. Como representante da iniciativa privada, o fundo contratou, em 1997, uma consultoria para auxiliar a elaboração de um novo sistema de defesa sanitária, envolvendo governo e entidades agropecuárias. O projeto resultou na criação do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), que congrega representantes da iniciativa privada (Fundepec) e do Estado. A necessidade de conquistar o status de área livre de febre aftosa e ampliar os mercados para os produtos paranaenses levou o Fundepec a promover, em 1998 e 1999, uma série de seminários regionais de conscientização e mobilização que culminaram na criação dos conselhos municipais de defesa agropecuária (Conesa), que hoje funcionam em mais de 150 municípios. Entre outras ações, o fundo pressionou para o aumento do quadro de técnicos da Defesa Agropecuária no Paraná, e depois promoveu o treinamento e qualificação desses técnicos contratados pelo governo do Estado. Sua preocupação principal hoje é estar vigilante para manutenção e ampliação das conquistas obtidas na área de sanidade.

Conteúdos Relacionados