CONFEPAR: Cooperativa presta contas e elege novo Conselho Fiscal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última quinta-feira (29/03), a Confepar reuniu diretores, conselheiros e delegados representantes das oito filiadas para a prestação de contas referentes ao exercício de 2011. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorreu no Hotel Harbor Self, em Londrina, coordenada pelo presidente Renato Beleze e o vice-presidente Sebastião Jamil Beleboni, contando com a presença de gerentes e colaboradores da Confepar. Representando a Ocepar, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, participou da AGO.
Ordem do dia – Durante a assembleia foram aprovados, por unanimidade, o Balanço Patrimonial, as Demonstrações Financeiras e o Plano Estratégico da cooperativa, além da eleição do Conselho Fiscal para a gestão 2012-2013. O gerente administrativo e financeiro da Confepar, Claudio Brito, fez a apresentação dos números da cooperativa.
Ano difícil – Como salientou o presidente Renato Beleze, 2011 foi um ano bastante difícil e a cooperativa continuou o desenvolvimento de consolidação. “Foi um ano realmente difícil para o setor. Estávamos apostando novamente no leite em pó, porém o mercado segurou os preços e o dólar despencou, deixando nossos produtos inviáveis para exportação”, frisou. “O Brasil passou a ser um grande importador de leite, sendo que de 2004 para cá tínhamos praticamente parado de importar e estávamos sendo exportadores de leite. Para fazer frente a esse mercado, tivemos de fazer um trabalho grande de redução de custos o ano todo”, disse.
Alternativas – Como destacado durante a AGO, a Confepar aumentou a produção de leite UHT e de leite concentrado em 20%, o que, em parte, compensou a queda do volume do leite em pó não industrializado. “Tivemos de investir no leite longa vida [UHT], que foi o produto que nos deu maior margem em 2011 e no leite concentrado, que também teve um resultado interessante e estão compensando a falta de exportação”, ressaltou Beleze.
Novos mercados – Desde janeiro de 2012 a Confepar entrou no mercado de soro de leite em pó, atuando na prestação de serviço e na aquisição e venda direta do produto com a marca Confepar. No decorrer do ano a intenção é ampliar a produção de forma significativa, com o intuito de reduzir a ociosidade da planta de leite em pó de Londrina, que conta com equipamentos de última geração.
Referência em cooperativismo – Em nome da Ocepar, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, falou sobre o fortalecimento do cooperativismo. “A gente vê os números da Confepar, o setor de leite realmente enfrentou algumas dificuldades, passou por uma situação difícil em 2011, mas se nós analisarmos o cooperativismo como um todo, talvez tenha sido um dos anos mais brilhantes em termos de resultado das cooperativas, pois superamos a casa dos R$ 30 bilhões de faturamento das cooperativas”, afirmou. “O cooperativismo no Paraná é referência em função do trabalho que as cooperativas vêm fazendo junto com seus cooperados e a profissionalização tem sido um divisor de águas importante dentro do sistema”, complementou.
Superando dificuldades – Apesar das dificuldades, Leonardo Boesche atentou para a necessidade de se buscar novas soluções. “O ano de 2012 iniciou diferente e vai trazer dificuldade para as cooperativas alcançarem seus planejamentos, mas tem muito tempo para que busquem alternativas, como a gente vê aqui na Confepar, que vem buscando alternativas exatamente para superar essas dificuldades que estamos enfrentando. Em nome da Ocepar trago uma mensagem de otimismo e que nosso objetivo seja sempre o nosso produtor, o nosso cooperado, que é a razão de ser da cooperativa”, finalizou Boesche.
Conselho Fiscal – O novo Conselho Fiscal ficou assim constituído: Climaco Bernadelli, Odacir Antônio Cavagnoli e Walter Ferreira de Castro como membros efetivos, e Elton Lange, Joaquim Martinez Valério e Paulo Cesar Pineze para suplentes. (Imprensa Confepar)