AGO VIII: Dirigentes avaliam como positiva atuação da Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A representação em torno de questões de interesse do cooperativismo e o trabalho em prol da organização do cooperativismo do Paraná. Estas e outras questões em que a Ocepar atua foram destacadas pelos dirigentes que participaram da Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, realizada na manhã desta segunda-feira (02/04), na sede da entidade, em Curitiba. As declarações demostram não apenas aprovação em relação ao trabalho da entidade que representa o cooperativismo do Paraná, mas também reconhecimento em torno do importante papel desempenhado pela Ocepar para a consolidação e fortalecimento do modelo de cooperativismo praticado no Estado, bem como para o desenvolvimento das cooperativas em seus diversos ramos.
Excelência - O presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock, lembra que a Ocepar é a entidade mãe, a que coordena uma série de frentes e de ações, principalmente, no campo da organização, da reivindicação, do modelo de trabalho e da intercooperação. “É uma entidade que congrega todos os ramos e, através deles, fortalece as ações de todo o setor”, disse. O dirigente destacou também o trabalho do Sescoop/PR, entidade que vem se fortalecendo e disponibilizando recursos e metodologias para a capacitação do cooperativismo, e também a Fecoopar, no campo sindical. “São entidades que consideramos de excelência, motivo pelo qual estamos muito satisfeitos com toda a integração e trabalho feito em conjunto, e também com todo o apoio que a entidade tem dado para fortalecimento do sistema e das cooperativas. Neste campo a Ocepar, está de parabéns, pela liderança, pelo foco e por estar sempre preocupada com as necessidades de suas filiadas que são as cooperativas”, completou.
Representação - Na avaliação do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, a Ocepar é um dos melhores órgãos de representação estadual existentes no Brasil. “Tem uma equipe extraordinária e um presidente, o João Paulo Koslovski, que é um excepcional gestor. O trabalho da entidade tem que continuar e precisamos, de certa forma, levar este modelo de organização e representatividade para outros estados”, afirmou.
Organização – O intenso trabalho visando a organização das cooperativas do Paraná é, na avaliação do presidente da Castrolanda, Frans Borg, uma das principais contribuições da Ocepar. “A função da cooperativa é viabilizar a atividade econômica do seu associado, mas isto não acontece se não houver organização. E as cooperativas do Paraná, em seus diversos ramos, são organizadas e isto se deve ao trabalho da Ocepar”, disse. Para Frans Borg, a Ocepar tem exercido muito bem o seu papel, fazendo com que o cooperativismo do Paraná se destaque em âmbito nacional. “Sempre comento que uma sociedade organizada pode se desenvolver. Então, a Ocepar para nós é uma entidade que, em conjunto com cooperativas de vários ramos, faz com que as cooperativas se desenvolvam e tenham uma presença muito forte no Estado e também no Brasil”, frisou.
Exemplo – “O trabalho da Ocepar em 2011 foi excelente”, resumiu o presidente da Integrada, Carlos Murate. Segundo ele, a Ocepar é um exemplo de cooperativismo para o Brasil. “O Paraná, sob a liderança e orientação da Ocepar, realmente tem feito um grande trabalho para que o cooperativismo no Brasil se consolide cada vez mais”, disse.
Reflexos - Para o presidente da Federação Unimed Paraná, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, o crescimento das cooperativas de saúde é reflexo do modelo de cooperativismo praticado no Estado, capitaneado pela Ocepar. “Tenho dito dentro do Sistema Unimed no Brasil, que o Paraná é uma ilha de excelência no cooperativismo de saúde e isto aconteceu porque temos um cooperativismo muito forte e organizado no Estado, através da Ocepar. Estamos colhendo os resultados do trabalho da entidade ao longo dos anos, visando consolidar o cooperativismo no Paraná. Para nós é muito importante estar associado à Ocepar, cumprindo com que a entidade determina porque as cooperativas de saúde são reflexos da organização das cooperativas dos demais segmentos”, afirmou.