COMUNICAÇÃO I: Troféus são entregues aos vencedores da 15ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 15ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo foi finalizada, na noite dessa quinta-feira (17/11), com a entrega dos troféus aos autores das reportagens vencedoras do concurso. A solenidade ocorreu presencialmente, no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, e foi transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube, na TV Paraná Cooperativo. “Eu quero parabenizar os 14 finalistas. Eu tive a oportunidade de conhecer os trabalhos extraordinários e maravilhosos que vocês produziram. Nós chegamos a essa 15ª edição cumprindo à risca o que foi definido no início de realização do Prêmio, em 2004, que é valorizar e reconhecer a importância de vocês, profissionais da imprensa paranaense, na divulgação, de forma espontânea, dos avanços, conquistas e realizações do setor cooperativista no Paraná, contribuindo, assim, para que a sociedade em geral conheça um pouco melhor sobre que representam as cooperativas”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em seu pronunciamento na abertura do evento.

Relevância - “Hoje, as 225 cooperativas do Paraná vinculadas ao Sistema Ocepar já associam mais de três milhões de pessoas. O setor gera mais de 140 mil empregos diretos. Onde tem um projeto bem-sucedido de cooperativa, é necessário buscar pessoas a 70, 80, 90 quilômetros a nível local para ocupar as vagas em aberto, que hoje são cerca de 10 mil, por falta de pessoas preparadas para atender à demanda. Essa é uma demonstração da importância do cooperativismo para a sociedade e para economia do Paraná. Na agropecuária, nós já recebemos o equivalente a 64% do que se produz no Estado. E metade dessa produção já tem valor agregado. Há a outra metade para ser feita, o que demonstra um potencial muito grande a ser explorado”, acrescentou Ricken.

Orgulho e gratidão - O presidente do Sistema Ocepar lembrou que, nesta edição, houve 94 trabalhos jornalísticos inscritos, destacando ainda que, ao longo das 15 edições do Prêmio Ocepar, já foram inscritas 1.521 matérias. “Nós queremos reconhecer a importância dos mais de 350 profissionais da imprensa que se dedicaram a esse trabalho nesse período. Isso é um motivo de orgulho e de gratidão muito grande da nossa parte, por ter esse privilégio de vocês destacarem o que nós fazemos junto à sociedade”, disse.

Parceria - Ricken também agradeceu à Unimed Paraná e à Central Sicredi PR/SP/RJ, que são patrocinadoras do Prêmio, pela parceria, e à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, pelo apoio institucional.

Unimed Paraná - Na sequência, a jornalista Jossânia Veloso se pronunciou, representando o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Faria. “Em nome da Unimed, eu quero dizer que é uma honra nós participarmos como patrocinadores nesses 18 anos de realização do Prêmio Ocepar de Jornalismo. Nós estamos desde o começo junto com o Sicredi. É uma forma de valorizar de vocês, colegas. Parabéns a todos os finalistas”, afirmou.

Sicredi - Já o presidente do Sicredi Dexis, diretor da Ocepar e membro do Conselho da Central Sicredi PR/SP/RJ, Wellington Ferreira, falou em nome do presidente da Central, Manfred Dasenbrock. “Para o Sicredi, é uma satisfação enorme poder fazer parte dessa iniciativa e estar junto de vocês, que fazem um trabalho importante de divulgação do cooperativismo”, frisou. “O cooperativismo de crédito tem crescido muito. Nós fomos muito ousados lá trás, quando tivemos a ideia de competir com os grandes bancos, pois não é muito fácil. Esse mercado é cruel. E nós queríamos fazer isso de uma forma diferente, humana, de modo que se respeitassem as pessoas. E que o cooperativismo de crédito nunca se esquecesse disso, de suas origens, de seus idealizadores, de seus fundadores, que tinham uma oportunidade de organizar a sociedade economicamente e proporcionar o desenvolvimento. Não é à toa que temos nossa visão hoje, de construir juntos uma sociedade mais próspera. Estou muito feliz de estar junto com vocês. Parabéns pela participação de todos. Parabéns à Ocepar pela iniciativa e estaremos juntos nos próximos prêmios”, declarou.

Sindijor - O presidente do Sindijor/PR e vice-presidente da Fenaj, Célio Martins, ressaltou a importante contribuição dos participantes do Prêmio para a divulgação de informações de qualidade. “Eu gostaria primeiramente de agradecer à direção da Ocepar e também a todos os jornalistas e às jornalistas pelo esforço que tiveram, estão tendo e sempre vamos ter em produzir jornalismo de qualidade e informação segura para a população. Nós temos presenciado no Brasil, nos últimos anos, a disseminação recorde de desinformação, de informação falsa. As fake news causam um dano muito grave, irreversível para toda a sociedade, em consequência para a democracia. Eventos como esse devem ser parabenizados e estimulados porque propiciam a produção de jornalismo de qualidade, informação ética, segura para a população, de interesse público. Em nome do Sindijor, do Sindijor Norte, da Federação Nacional de Jornalismo, eu deixo o nosso imenso agradecimento”, frisou. “Hoje mesmo eu estive conversando com a presidente da Fenaj, nossa colega Samira Castro, que é do Ceará, e ela disse que lá eles trabalham juntamente com o sistema de cooperativas por entender que é fundamental para a sociedade brasileira, para a economia do país e para a economia do mundo,” complementou.

Fotos no Flickr - As fotos do evento estão disponíveis no Flikr. Clique aqui para acessar.

 

FOTOS: Cassiano Rosário

 

Conteúdos Relacionados