Comissões debatem medidas contra febre aftosa e gripe aviária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Medidas para conter os focos de febre aftosa no rebanho nacional e ações preventivas contra a gripe aviária serão discutidas nesta semana em audiências promovidas pelas comissões de Agricultura e de Relações Exteriores, ambas da Câmara dos Deputados. Na quinta-feira, 27 de outubro, por iniciativa dos deputados Moacir Micheletto (PMDB-PR), Odacir Zonta (PP-SC) e Ronaldo Caiado (PFL-GO), a Comissão de Agricultura debaterá as responsabilidades pelo problema, as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo para conter o foco descoberto no Mato Grosso do Sul (MS) e as conseqüências nas exportações de carne bovina com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Visita a fazendas - Uma comitiva formada por integrantes da Comissão de Agricultura visitou nesta segunda-feira, 24 de outubro, várias propriedades rurais de MS atingidas pela febre aftosa para verificar a situação dos pecuaristas e as ações que foram adotadas para impedir a expansão da doença, que provocou o embargo da carne brasileira em mais de 40 países. Os parlamentares, que farão um relatório sobre a visita, também analisaram as condições das barreiras na fronteira e na chamada zona-tampão (região próxima aos pontos de febre aftosa).

Gripe aviária - Também na quinta-feira, uma audiência conjunta das comissões de Agricultura e de Relações Exteriores discutirá com o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, o plano de ação brasileiro para um possível surto da gripe aviária, conhecida como gripe do frango. A audiência foi proposta pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Ronaldo Caiado e Moacir Micheletto. De acordo com Micheletto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta mundial e pediu que os países se preparem para uma eventual pandemia (epidemia generalizada). Na audiência, os deputados devem discutir, além de pesquisas sobre vacinas e planos de estoques de medicamentos, a realização de campanha de esclarecimento sobre a doença, dirigida aos produtores de aves, limpezas químicas dos calçados de passageiros que desembarquem em portos e aeroportos do País, principalmente aqueles originários de países asiáticos.

Contaminação - A gripe aviária é uma doença transmitida ao homem pelo contato com aves ou fezes de aves contaminadas. O vírus que provoca a doença é conhecido como H5N1. Ainda não há registro de contaminações entre seres humanos, mas se isso acontecer, a Organização Mundial de Saúde, poderá declarar a pandemia. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Moacir Micheletto)

Conteúdos Relacionados