COMÉRCIO EXTERIOR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Lytha Spíndola, informou que a balança comercial Brasileira registrou recorde de importação e exportação no mês de maio. Segundo ela, o crescimento das exportações é atribuído principalmente ao desempenho das vendas de produtos básicos e manufaturados. Em relação ao mesmo período do ano passado, os dois setores geraram aumento de receita superior a US$ 500 milhões de dólares. Quanto às importações, o aumento do gasto concentrou-se em bens de capital e intermediários, que responderam por 81,5% do aumento das compras.

Crescem exportações do norte, nordeste e centro-oeste - O secretário-adjunto do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, informou, ao comentar os números da balança comercial brasileira, que houve um crescimento médio de 30% nas exportações das regiões nordeste, norte e centro-oeste. O crescimento é relativo aos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo o secretário, isso indica uma tendência para acentuar a venda de produtos brasileiros produzidos fora das regiões tradicionalmente exportadoras, como sudeste e sul.

Balança registra tendência de crescimento das exportações

O resultado da balança comercial brasileira em maio confirmou a tendência de crescimento das exportações para mercados não tradicionais. As vendas para a Europa Oriental cresceram 93,5%, motivadas principalmente pela exportação de açúcar para Rússia, Romênia e Bulgária. Para o Oriente Médio, as exportações cresceram 55,5%. Já para a África houve aumento de 44,7% nos primeiros cinco meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Conteúdos Relacionados