Começa o 17º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença de centenas de cooperados de Ivaiporã, Pitanga, Candido de Abreu, Manoel Ribas, Altamira, Palmital, Iretama e Corumbataí do Sul, começou nesta quinta-feira (10), a 17ª edição do Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo. O evento prossegue até o próximo dia 16 com a expectativa de reunir mais de 3,5 mil produtores de toda a área de ação da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No dia 17 será a vez dos técnicos da Coamo e de várias instituições e órgãos de pesquisa; e no dia 18, estudantes de várias Universidades do Paraná terão a oportunidade de ver dezenas de trabalhos na unidade de pesquisa da Coamo.

Difusão - Em 2005 a Fazenda Experimental Coamo está comemorando 30 anos de existência. “São três décadas de pesquisa para os nossos cooperados. Temos a certeza de que estamos colaborando e dando a nossa parcela para a difusão e repasse de importantes tecnologias que são disponibilizadas aos produtores associados da Coamo e a pesquisa brasileira. A fazenda experimental Coamo é uma diferença na assistência técnica em prol dos nossos cooperados. Ela testa a assistência técnica recomenda e os cooperados Coamo adotam e colhem bons resultados”, comemora o presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, acrescentando que a unidade de pesquisa da Coamo vem há três décadas transformando pesquisa e tecnologia em lucro para os cooperados.

História - Na abertura oficial o presidente da Coamo destacou a importância do encontro e dos resultados que vem sendo alcançados ao longo de três décadas. Enfatizou também o trabalho de parceria da Coamo com diversas instituições e pesquisadores em prol do aumento da produtividade e renda dos cooperados da Coamo. “Este encontro tem uma importância muito grande, porque temos a oportunidade de mostrar aos nossos cooperados modernas tecnologias que vão ao encontro das suas necessidades. Os cooperados que participam saem na frente, ficam bem informados, podem trocar idéias e experiências com os mais renomados pesquisadores, e também tem na nossa unidade de pesquisa uma aliada para programar e desenvolver com mais eficiência as suas atividades e projetos”, disse Gallassini.

Visitas - Os cooperados poderão testemunhar de perto as seguintes estações: Vantagens e Benefícios da Tecnologia RR, Vitrine de Tecnologias da Soja - Embrapa/Fundação Meridional (variedades, época e densidade plantio),Tecnologias de Produção da Soja- Coodetec (Variedades e Épocas de Plantio),Pecuária: Rendimento Animal Entre Mombaça e Estrela Africana; Adubação e Recuperação de Pastagens; Rastreabilidade e Sisbovi.Manejo de Doenças da Soja com Ênfase à Ferrugem, Manejo da Dessecação Química de Plantas Daninhas em Milho e Soja,Programa Coamo de Tecnologia de Aplicação -TA, Aspectos Técnicos e Operacionais do Plantio de Milho,Híbridos de Milho e Tecnologia de Produção,Rotação de Culturas: Aspectos Técnicos e Resultados, Nitrogênio em Milho: Época de Aplicação e Doses.

Coamo Tecnologia - Um dos destaques da 17ª edição do Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo é o Programa Coamo Tecnologia de Aplicação (TA) que foi lançado durante as reuniões de campo (pré-assembléias) que reuniram mais de 9 mil cooperados no período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano. Com o Programa Coamo TA , que será tema de uma das estações do encontro a Coamo continuará a promover a conscientização, capacitação e aperfeiçoamento dos seus cooperados quanto ao uso recaional e correto dops defensivos agrícolas. Segundo o gerente de Assistência Técnica da Coamo, Nei Cesconetto no desenvolvimento do Programa Coamo TA serão realizadas entre ações, treinamentos específicos objetivando a correta manutenção, regulagem e o uso dos equipamentos de pulverização visando a redução de custos, aumento de produtividades, melhoria de renda, sustentabilidade do agronegócio e a qualidade de vida do meio ambiente produtivo rural.

Conteúdos Relacionados