Cogumelos viram nova opção de renda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O II Sicog conta com a participação de cientistas e produtores de oito países - Holanda, China, Japão, Argentina, Itália, Iraque, Nova Zelândia e Brasil - que vão discutir e trocar experiências sobre o cultivo de cogumelos e produtos derivados em seus países, além de atualizar conhecimentos nas áreas de produção, tecnologia e micologia (estudo de fungos).Paralelamente, serão realizadas visitas técnicas à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, onde os cogumelos são cultivados, e a produtores do Distrito Federal.

Pesquisa - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolve pesquisas de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais desde 1995, quando a pesquisadora Arailde Urben trouxe a tecnologia Jun-Cao da China e adaptou-a para o Brasil. Essa tecnologia torna o cultivo desses fungos mais barato, pois utiliza substratos de gramíneas, ao invés de toras de madeira e serragem como nos meios de cultivo tradicionais.
Espécies - Hoje, a unidade da Embrapa conta com um banco de cogumelos para uso humano com mais de 200 espécies, mas Urben e sua equipe continuam trabalhando para enriquecer banco por meio de coletas realizadas em todo o Brasil. Além disso, promovem dois cursos por ano para produtores do Brasil para treiná-los na tecnologia chinesa. Segundo a pesquisadora, a adaptação da tecnologia Jun-Cao para o Brasil tornou os cogumelos mais uma opção de renda para a agricultura familiar. Mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido para aproximar esses produtos da mesa do povo brasileiro.

Consumo - "Apesar do seu alto valor nutricional, como teor de proteínas quase igual ao da carne e superior a muitos vegetais e frutas, e do seu potencial medicinal como aliado no tratamento de muitas doenças, como câncer, HPV, lupus e aids, o consumo de cogumelos ainda é inexpressivo no Brasil. Aqui, consome-se cerca de 30 gramas por habitante, Na França, por exemplo, o consumo chega a 2 kg por habitante e na Itália, a 1,3 kg", ressalta. Por isso, iniciativas como a realização do Simpósio e dos cursos são importantes, pois contribuem para divulgar a importância dos cogumelos no Brasil. (Rural Business)

Conteúdos Relacionados