CÓDIGO FLORESTAL I: Piana defende legislação equilibrada

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Fecomércio no Paraná, Darci Piana, espera que o Congresso Nacional se sensibilize sobre a necessidade de mudanças no atual Código Florestal Brasileiro para que se estabeleça uma relação harmônica entre a produção agropecuária e a preservação ambiental. “A nossa esperança é de que a agricultura consiga resolver esse problema e que tenhamos um Código Florestal equilibrado, que sirva de exemplo para o mundo porque, afinal de contas, nós temos reservas florestais acima de qualquer outro país”, afirmou ele na tarde desta quarta-feira (10/08), em Curitiba, durante visita realizada ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Documento - O dirigente cooperativista entregou a Piana um exemplar do documento elaborado pela entidade com propostas para o aperfeiçoamento da atual legislação ambiental. No início do mês, Koslovski repassou o mesmo material a senadores e autoridades do governo, em Brasília. “Eu tenho certeza de que esse trabalho que a Ocepar está fazendo vai render frutos e o Congresso Nacional vai entender que o Código Florestal precisa de algumas alterações”, frisou Piana. Ele ressaltou ainda que as mudanças podem evitar um novo processo de abandono do campo. “Não podemos ter mais uma evasão de pessoas saindo da agricultura para vir morar nas periferias das cidades. Isso sim é um crime que o País não pode pagar pela segunda vez. O que precisa agora é um pouco de bom senso dos nossos legisladores para que seja aprovado um texto dentro daquilo que está sendo proposto pela Ocepar”, acrescentou. 

Responsabilidade de todos – Para Piana, a preservação do meio ambiente deve ser compartilhada por toda a sociedade e não cobrada apenas da agricultura. “Eu acho que essa responsabilidade é de todos. O agronegócio é muito criticado porque dizem que as pessoas do setor só pensam em ganhar dinheiro, em riquezas, em avançar e derrubar matas. Isso não é verdade. Os exemplos estão nesse trabalho feito pela Ocepar e mostram que não é nada disso. Há equilíbrio sim nesse processo. Nós temos que ter produção equilibrada. Graças a essa produção do agronegócio é que nós temos essa balança comercial que nos deu segurança na crise de 2008 e que provavelmente vai nos segurar de novo com essa crise que está aí mundialmente”, disse.

Clique aqui e acesse o documento com as propostas da Ocepar sobre o novo Código Florestal

{gallery}noticias/2011/Agosto/11/201181115498/{/gallery}

Conteúdos Relacionados