Cocari, aos 43 anos, mostrou crescimento de 25,3 % no faturamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na Assembléia Geral Ordinária realizada recentemente, a Cocari, de Mandaguari, mostrou aos seus associados um faturamento bruto, em 2004, de R$ 338.879.841,00, o que representa um crescimento de 25,3% em relação ao ano anterior, mesmo com a queda do preço da soja, milho e trigo. Nas industrias o faturamento também surpreendeu as expectativas e juntas alcançaram um R$ 81.917.540,00, cerca de 25% a mais que no ano anterior. O quadro de associados também cresceu para 4.064, sendo que 72% são mini e pequenos produtores, 21,1% são médios e 6,9% são grandes produtores. Sempre confiando na cooperativa, os cooperados depositaram para a comercialização cerca de 307 mil toneladas de grãos entre, soja, milho, trigo e café, segundo consta o relatório de prestação de contas mostrado aos associados durante a AGO. O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, representou a Ocepar na assembléia.

O início em 1962 – A Cocari fundada no ano de 1962, por 21 agricultores que buscavam no cooperativismo uma saída para uma comercialização mais justa para o café, em sua época de “ouro”. Durante todos esse anos ela se desenvolveu e ampliou suas fronteiras sempre preocupada com seus associados e familiares, investindo em qualidade de vida. O primeiro diretor presidente da cooperativa foi o Oripes Rodrigues Gomes, que esteve na presidência por 21 anos. Atualmente, o diretor presidente é Dorival Malacario, que assumiu após o falecimento do médico Décio da Silva Bacelar, tendo como vice-presidente Vilmar S. Sebold. A Cocari prioriza propiciar condições para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos associados da Cocari, colaboradores e diretores.

Desenvolvimento – Hoje, 43 anos após, a Cocari está presente em 15 municípios com 18 entrepostos, disponibilizando aos produtores toda linha de insumos, sementes e suporte técnico. Sempre preocupada com sues cooperados, vem realizando os Dias de Campo de Verão e Inverno para que todos tenham acesso às novas tecnologias, e levando ao homem do campo todo respaldo para o cultivo, além de uma abrangente assistência técnica.

Indústrias e solidariedade - A cooperativas possui três indústrias, a Fiação de Algodão, Fábrica de Rações e Destilaria de Álcool, que é a mais antiga, criada na década de 70. Também possui duas indústrias coligadas, a transportadora Transcocari, que trabalha exclusivamente para a Cocari; e detém 76,3% da Cooperfios, indústria de fiação localizada em Maringá. Aos 43 anos a cooperativa continua a crescer e expandir seus negócios. Vários projetos sociais foram criados pela Cocari. Dentre ele é o Cocarinho, há três anos, que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis. Com essa iniciativa, a Cocari foi uma das cinco empresas, entre as 51 inscritas, que ganhou o I Premio FAE-Faep de Responsabilidade Social. (Informativo Cocari)

Conteúdos Relacionados