COCAMAR II: Encontro vai ressaltar potencial produtivo do milho, nesta quarta
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Elevar a produtividade do milho na região é um dos desafios da Cocamar. As médias têm evoluído nos últimos anos, mas o potencial de crescimento ainda é grande. Com base nisso, a Cocamar promove nesta quarta-feira (23/11) a partir das 9h30 na Associação Cocamar, em Maringá, a 5ª edição do Encontro de Produtores de Milho. As inscrições para cooperados convidados, de toda a região, serão abertas às 9h. Duas palestras estão programadas: a primeira às 9h45, com Ricardo Trezzi Casa, da Universidade de Santa Catarina (Udesc), que vai abordar diagnose e manejo de doenças foliares; a segunda, às 11h, com Antonio Luiz Fancelli, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), sobre manejo nutricional para alta produtividade.
Exemplos - Para o gerente de produção agrícola da cooperativa, Aparecido Carlos Fadoni, as médias de milho alcançadas por alguns cooperados que participam do PAPS (Programa de Aumento de Produtividade de Soja) na safra de inverno 2011, demonstram o grande potencial da cultura na região. Mesmo enfrentando estiagem e geada, o produtor Dirceu Tezolin, de Maringá, colheu 6,768 mil quilos de milho por hectare na área do PAPS e 6,223 mil quilos por hectare no restante de sua propriedade. Em Paraíso do Norte, Rubens Antonio Pacheco obteve 5,900 mil quilos na área do PAPS e 4,660 mil nas demais. Neste último caso, a diferença foi de 1,234 mil quilos a mais por hectare – proporcionando um ganho adicional de R$ 350.
Fazer a sua parte - “O agricultor geralmente copia a tecnologia do vizinho”, comenta o gerente, acrescentando que os materiais disponíveis oferecem resposta, mas é preciso fazer uma boa análise de solo, escolher o fertilizante adequado, assim como os híbridos e estar atento ao controle de pragas e doenças. (Imprensa Cocamar)