COCAMAR II: Encontro de Produtores de milho prossegue em Londrina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O segundo dia do Encontro de Produtores de Milho, que reúne associados da Cocamar, prossegue nesta quarta-feira (21/11) em Londrina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Nesta terça-feira (20/11), a programação de palestras e debate foi em Maringá, na Associação Cocamar. A estimativa dos organizadores é que, em ambos os dias, cerca de 800 produtores tenham participado.
Novo - Falando sobre o consórcio milho e braquiária no inverno, o pesquisador da Embrapa, Gessi Ceccon, disse que isto é ainda algo relativamente novo para os produtores, embora a Cocamar tenha começado a difundi-lo a partir de 2007 em sua região. “O grande desafio é ter pasto em quantidade e qualidade”, disse Ceccon. Segundo ele, onde há produção de milho de segunda safra, é perfeitamente possível consorciar com braquiária. Só após a colheita do cereal é que o capim consegue se desenvolver, possibilitando grande volume de massa para alimentação do gado e também para cobrir o solo no verão. Ceccon orientou sobre alguns critérios para a escolha da forrageira, lembrando que a ruziziensis está entre as mais baratas do mercado. E garantiu que o capim consegue controlar algumas espécies de nematóides, havendo, no entanto, ainda uma certa dificuldade com o “Pratylenchus Brachyurus”.
Fungicida e Código - Outro palestrante foi o engenheiro agrônomo da Cocamar, Sérgio Hitoshi Watanabe, que discorreu sobre a aplicação de fungicida para altas produtividades. Logo após o almoço, o coordenador de meio ambiente do Sistema Ocepar, Silvio Krinski, fez uma explanação acerca do novo texto do Código Florestal. (Imprensa Cocamar)