COCAMAR II: Cooperativa é certificada para atuar no mercado solidário internacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar I 07 08 2012A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi certificada pela Fairtrade Labelling Organization International (Flo), uma organização não governamental com sede na Alemanha, para atuar no mercado solidário na Europa. A partir de agora, para cada tonelada de suco concentrado de laranja exportado pela unidade industrial da Louis Dreyfus Commodities, em Paranavaí (PR) – que utiliza matéria prima de produtores cooperados da Cocamar – 100 dólares retornam ao setor produtivo para investimentos em tecnologia nos pomares de pequenos citricultores e capacitação de trabalhadores.

Auditoria - Durante anos, desde 1999, a Flo incluiu a produção de suco do noroeste do Paraná no mercado solidário por constatar a inexistência de exploração da mão de obra e também de trabalho infantil. Nesta nova fase da certificação, apenas os cerca de 300 produtores ligados à cooperativa estão autorizados a participar. Para isto, durante vários meses, a Cocamar foi submetida a um intenso trabalho de auditoria, tendo cumprido todas as exigências e sendo considerada apta.

Pagamento - Pelo mercado solidário, consumidores europeus pagam um pouco mais por esses produtos – que são identificados nas prateleiras dos supermercados por um selo de comprovação de sustentabilidade. A diferença no valor é que retorna ao setor produtivo. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados