COCAMAR I: Watanabe preside Conselho Gestor da Rede ILPF
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O gerente executivo técnico da Cocamar, Renato Watanabe, acaba de assumir, para o período de dois anos, a presidência do Conselho Gestor da Associação Rede ILPF, entidade fundada em 2012 para atuar na difusão do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em todo o território nacional.
Histórico - Watanabe, que era vice-presidente na gestão anterior, comandada por Renato Rodrigues, da Embrapa, participa há anos como um dos representantes da cooperativa no Conselho, sendo a presidência uma função transitória, conforme estabelece o estatuto.
Integrantes - A Associação Rede ILPF é formada e co-financiada por Cocamar, Bradesco, John Deere, Sementes Soesp, Syngenta e Embrapa. Composto por um representante de cada empresa, o Conselho responde pela execução das estratégias, governança, relações institucionais e prestação de contas ao Conselho de Administração, entre outras atribuições.
Intensificação sustentável - Acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira, é o foco da Associação Rede ILPF e, de acordo com a entidade, há mais de 17 milhões de hectares cultivados, no país, em diferentes formatos de integração. Até o final da década, a meta é chegar a pelo menos 30 milhões de hectares.
O que é - A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
Otimizar - Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas. (Imprensa Cocamar)
FOTO: Cocamar