COCAMAR I: Fórum analisou as tendências para a safra 2009/10

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Para a próxima safra de verão, as previsões apontam que o clima deve ajudar os produtores paranaenses com a chegada de El Nino, fenômeno que traz chuvas regulares e bem distribuídas no Sul do Brasil. "O El Nino já está aí e veio para ficar até meados do ano que vem", afirmou o meteorologista do INMET/MAPA, Luiz Renato Lazinski. A tendência do clima - preocupação recorrente dos agricultores paranaenses nos últimos anos - foi um dos assuntos discutidos durante o Fórum Agronômico 2009 promovido pela Ocepar e Sescoop/PR nesta quarta-feira (26/08), na Associação Cocamar, em Maringá. Participaram técnicos de oito cooperativas da região.

Dólar baixo - Quanto às perspectivas de mercado para a soja e milho, o cenário não é favorável. A indicação é de rentabilidade menor que no período anterior. Em dólar, os valores previstos estão acima da média histórica, mas a taxa de câmbio em baixa limita o ganho dos produtores. "Este é um ano para adequar os investimentos à receita, reduzir custos e racionalizar os recursos disponíveis, evitando desperdícios, além de trabalhar com vendas parceladas da produção", recomendou o engenheiro agrônomo e professor da UFPR e Unifae, Eugênio Stefanelo, que também é analista da Conab.

Práticas eficientes - Diante do desafio de aumentar a produtividade das lavouras, o engenheiro agrônomo e diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, comentou que o caminho é resgatar velhas práticas agronômicas conhecidas, mas muitas vezes deixadas de lado: rotação de culturas, manejo correto do solo, plantio direto, regulagem de equipamentos, monitoramento da lavoura e manejo integrado de pragas, sem falar da escolha de variedades e híbridos, escalonando plantio e colheita.

Outros temas - O Fórum debateu, também, políticas do governo para a safra 2009/10, os principais problemas enfrentados pelos produtores rurais paranaenses nas culturas de soja e milho, as tecnologias mais promissoras para os próximos anos e a atuação do CREA/PR em relação aos profissionais de assistência técnica das cooperativas. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados