Cocamar entra no mercado do suco de soja com a marca Purity
Dentro da filosofia adotada pela Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) de industrializar todos os produtos primários que produz, chega essa semana à capital paulista o Purity, bebida a base de soja nos sabores pêssego, morango, laranja, uva, maçã e original (também na versão light) que veio para disputar o concorrido mercado de sucos prontos. Para abrir trilhas na selva desse setor, a Cocamar construiu uma fábrica de R$ 15 milhões em Maringá com capacidade para produzir 8 mil litros por hora, importou tecnologia de ponta da Malásia e decidiu-se pela embalagem TetraPark para o produto final. Ao todo, foi preciso dois anos de pesquisa para desenvolver o sabor e finalizar todas as pesquisas de viabilidade econômica e de inserção mercadológica. Foram gerados 56 empregos diretos.
Clientes - Além da campanha de degustação iniciada segunda-feira na rede Carrefour , a Cocamar assinou contratos de fornecimento com a Wal-Mart , Sonae e Big . “No verão, começamos a campanha na mídia”, diz o diretor de marketing da empresa, Heitor Trevisan. A Cocamar terá de enfrentar pesos pesados. A Unilever possui o Ades, que domina 80% do mercado. Também multinacionais, a Bunge detém a marca All Day e a mexicana Del Valle acaba de jogar no mercado seus dois novos sucos à base de soja, fato que parece não assustar os paranaenses. “Já temos 12,5% de market share no interior de São Paulo, que foi por onde começamos a venda. É muito difícil entrar com um produto novo, mas temos certeza de que o nosso é competitivo”, afirma o diretor, citando dados do instituto de pesquisa Nielsen. Segundo Trevisan, o Purity tem a vantagem de ser produzido por um parque industrial moderno e de a Cocamar dominar todo o processo de produção, desde o plantio da soja (usam um grão específico para fabricação de sucos) até o processamento. A cooperativa tem 6,5 mil associados, entre produtores de milho, algodão e bicho-da-seda. No caso do pêssego, a polpa é importada da Argentina.
Exportação
- O Purity já nasceu sendo exportado para a Argentina, Chile e Malásia.
Com isso, a Cocamar espera ultrapassar esse ano a marca de R$ 1,3 bilhão
em faturamento, 30% de aumento em relação ao ano passado, quando
as 15 fábricas espalhadas no norte do Paraná geraram R$ 1 bilhão.
A área de sucos responderá por R$ 70 milhões do montante
(5,38%). Com relação aos sucos, o objetivo é atingir 15%
de participação no mercado nacional em 2005. Segundo o diretor,
o crescimento da empresa está calcado na produção de uma
maior quantidade de produtos elaborados, que agregam valor. “Hoje, temos
87% de industrialização. Apenas para o trigo não temos
produto ainda”, conta. A Cocamar vende para o consumidor café torrado
e moído, maionese, molhos, óleo de soja e álcool para uso
doméstico. Todos trazem a marca da cooperativa. (Fonte: Gazeta Mercantil)