COCAMAR: Dirigentes conhecem programa que visa facilitar exportações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Exportar de forma simplificada. Este, em resumo, é o objetivo do programa Porto Fácil, criado recentemente pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), e que foi apresentado na tarde desta terça-feira (15/12) a dirigentes da Cocamar, em Maringá. Os representantes da Appa, Luiz Alberto de Paula César, diretor de desenvolvimento empresarial, e Alexandre Bastos Freire Coelho, chefe da divisão comercial, foram recebidos na sede da cooperativa pelos superintendentes José Cícero Aderaldo, da área comercial, e Celso Carlos dos Santos Júnior, do setor industrial.
Divulgar - A Appa vem mantendo contato com um grande número de empresas e associações comerciais do Estado para apresentar o Porto Fácil, que visa incentivar exportações pelo modal marítimo e é coordenado por uma empresa júnior, formada por especialistas em comércio exterior e acadêmicos de instituições paranaenses, que terão oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos. Terá, ainda, a parceria da Agência de Fomento do Paraná, do Banco do Brasil, e do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Sua proposta principal é criar alternativas para que produtores e empresários possam exportar com menos burocracia, sem limite de peso e com baixo custo, uma vez que as tarifas para as exportações, via transporte marítimo, chegam a ser 50% inferiores em relação aos outros modais.
Cooperativa - Os números de exportação da Cocamar em 2009 ainda não foram finalizados, mas o farelo de soja responde por mais de 80% do que é enviado para o exterior, seguido de suco concentrado e congelado de laranja. Nos últimos anos, ganharam volume, também, produtos prontos para consumo, como néctares de frutas, bebidas à base de soja e maioneses, que seguem para vários continentes. (Imprensa Cocamar)