COAMO: Cooperativa antecipa R$ 28,5 milhões das sobras
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Repetindo a tradição de fim de ano, a Coamo adiantou, nesta terça-feira (15/12), um total de R$ 28,5 milhões como antecipação das sobras do exercício de 2009. O dinheiro garante os festejos de Natal e Ano Novo da família cooperada e corresponde a uma parte do que os associados terão de retorno após a realização da assembleia geral, marcada para o primeiro trimestre de 2010. O pagamento foi feito simultaneamente aos 22,5 mil cooperados da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, na proporção da movimentação do quadro social com os produtos soja, milho, trigo e também insumos.
Momento aguardado - "Essa é uma excelente notícia. A antecipação de sobras é sempre muito aguardada pelos associados. É como se fosse o 13º do produtor rural", compara o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini. "Essa tradição faz muito bem para os nossos cooperados, sobretudo nessa época das festas de final de ano. Além de que, é um dinheiro que além de "engordar" o Natal dos agricultores associados e também ajuda a aquecer o comércio em todas as regiões de atuação da cooperativa", assegura Gallassini.
Ano difícil - Na avaliação do presidente da Coamo, 2009 foi um ano muito difícil para o setor rural. "Justamente por esse fator é que devemos comemorar a antecipação de parte das sobras", afirma Gallassini. O presidente da Coamo lembra que os efeitos climáticos marcaram o ano, que foi atípico em razão das frustrações de safras nas lavouras de verão e inverno, e da queda nos preços das commodities agrícolas. "No entanto, os cooperados da Coamo são esperançosos por natureza. Fizeram um bom planejamento, investiram em tecnologia e semearam a safra de verão 2009/10 acreditando em dias melhores, com boa produção e bons preços na comercialização", considera.
Missão - Segundo Gallassini, a Coamo é uma cooperativa bem-estruturada e administrada como uma empresa que tem sua missão baseada na prestação de serviços com o objetivo de propiciar o desenvolvimento, a melhoria da renda e da qualidade de vida dos seus co-operados e familiares. "Uma empresa tem que ser administrada com planejamento estratégico e profissionalismo, visando obter resultados positivos. Diante dessa premissa, a antecipação de parte das sobras tem sido possível graças a soma de vários fatores, dentre os quais a grande participação dos cooperados no dia-a-dia da Coamo, seja no abastecimento de insumos ou na entrega da produção", assegura o presidente da Coamo. (Imprensa Coamo)