COCAMAR: Bebidas tropicais encantam compradores em feira na Alemanha

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A participação da Cocamar na Anuga 2009, a maior feira de alimentação e bebidas do mundo, realizada de 10 a 14 deste mês em Colônia, na Alemanha, deverá impulsionar os negócios da cooperativa com o mercado externo. Produtos como néctares de frutas e bebidas à base de soja com sabores tropicais, outros itens da linha de varejo e suco concentrado e congelado de laranja, chamaram a atenção de compradores da feira, cujos números impressionam: mais de 6 mil expositores numa área de 300 mil metros quadrados e cerca de 160 mil visitantes de 150 países.

Valorização - Tradicionalmente exportadora de farelo de soja, que responde por mais de 80% das exportações, e suco concentrado e congelado de laranja, a Cocamar está consolidando sua presença em mercados mais sofisticados, como o de bebidas prontas para beber. Marco Alarcon, gerente comercial de varejo, conta que distribuidores europeus se surpreenderam não apenas com néctares de frutas como manga, goiaba vermelha e maracujá, como se renderam às bebidas à base de soja com sabores de frutas tropicais. "Está havendo uma valorização muito grande desse tipo de bebida na Europa, Oriente Médio e Estados Unidos onde os consumidores conhecem apenas sabores mais comuns, como original, baunilha e chocolate", afirma Alarcon. Além disso, a expectativa é que produtos com sabores diferenciados como os oferecidos pela Cocamar, entre os quais guaraná com açaí, encontrem um mercado próspero.

Outros mercados - A avidez de consumidores de vários continentes por néctares e bebidas à base de soja com sabores frutados não é novidade para a cooperativa. Alarcon lembra que, há anos, as bebidas são exportadas para o Japão, Estados Unidos e países da América do Sul. "No Japão, ao contrário do que se possa pensar, o alvo não são os dekasseguis [brasileiros que emigram para trabalhar naquele país] mas os próprios japoneses, cada vez mais seduzidos por sabores de frutas tropicais, manga principalmente", acrescenta. As vendas externas da linha de varejo tiveram um incremento de 160% no comparativo com os volumes negociados até esta mesma época no ano passado. Para 2009, a estimativa é atingir US$ 1,2 milhão e, com a divulgação realizada em feiras de âmbito mundial como a Anuga, crescer a passos largos nos próximos anos. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados