COCAMAR: Assistência técnica coletiva

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Com o objetivo de oferecer mais um serviço aos cooperados, melhorando o atendimento, prestando orientação técnica necessária e implementando os índices de produtividade, desde o início de junho a Cocamar está estendendo o modelo de assistência técnica coletiva já prestada aos produtores de laranja, café e casulos de seda, aos das demais culturas. A implementação do novo modelo de prestação de serviço não descarta a assistência técnica individual. “Esse novo formato de assistência técnica não vem para substituir a assistência individual. É um serviço a mais prestado pela cooperativa e que já tem demonstrado excelentes resultados. Queremos com isso aumentar a presença do agrônomo ao lado do produtor, auxiliando-o em suas dúvidas, dando uma assistência mais freqüente e atingindo o maior número possível de cooperados com o quadro de profissionais disponível hoje”, afirma Arquimedes Alexandrino, superintendente técnico e operacional da Cocamar.

Grupos de produtores - O objetivo é formar grupos permanentes de 20 a 30 produtores dentro de uma comunidade, com afinidades por negócios e região, o que não só facilitará o entrosamento e a troca de experiências como também os problemas enfrentados tenderão a ser semelhantes. “O mais importante nesse trabalho é a possibilidade de troca de informações técnicas entre produtores e técnicos e entre os agricultores participantes”, ressalta José Roberto Gomes, gerente técnico da Cocamar. Com a assistência técnica coletiva é possível também criar um histórico do grupo, fazendo um acompanhamento da evolução de conhecimento técnico, com a troca de experiências e dos resultados, especialmente quanto ao aumento de produtividade e racionalização de custos.

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