COASUL: Cooperados adquirem colheitadeira pelo Programa Mais Alimento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Janeiro/27/2011127144420/{/gallery}Em uma ação inédita na região Sudoeste do Paraná, um grupo familiar de cinco cooperados da Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João adquiriu, por meio de financiamento no Programa Mais Alimento do Governo Federal, uma colheitadeira New Holand e uma plataforma de milho com nove linhas. O grupo, da comunidade de Santo Antonio, é formado por pequenos agricultores que acessam a linha Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A novidade deixa uma brecha para que mais produtores da região sejam beneficiados pelo programa.
Diferencial - O Banco do Brasil financia animais e máquinas agrícolas novas por meio do programa. O diferencial, é que com a formação do grupo, o capital para financiamento é maior, conforme explica o gerente de serviços da agência de São João, Cláudio André Franciscon. "Cada um deles tem um crédito de até R$ 130 mil. No total, o valor então se torna maior e assim possível de se adquirir bens com valor mais elevado. E eles continuam tendo o prazo de 10 anos para pagamento com uma taxa de 2% de juros ao ano", esclarece.
Motivação - Este foi o fator que chamou a atenção do grupo segundo o cooperado Almir Zoleti. "Nós já tínhamos uma colheitadeira, mas essa é mais moderna, facilitando ainda mais o nosso dia a dia. Além de que o prazo é longo e os juros são baixos", confirma o agricultor.
Crescimento regional - A região Sudoeste é composta em sua maioria pela agricultura familiar. Programas como o Mais Alimento contribuem para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio na região, pois proporcionam aos produtores a oportunidade de utilizar mais tecnologia. Como destaca Cláudio Franciscon, "é a chance de aumentar a renda da propriedade".
Entrega - A entrega da colheitadeira e da plataforma aconteceu no dia 22 de janeiro e foi comemorada na comunidade com um almoço. Estiveram presentes os cincos cooperados: Almir Zoleti, Alcenir Tardeti Zoleti, Sergio Zoleti, Antonio Martelo e Jandir Martelo; políticos, representantes do Banco do Brasil e da Coasul. (Imprensa Coasul)