Coamo recebe prêmio Andef
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coamo Agroindustrial Cooperativa foi contemplada na segunda-feira (21), em São Paulo, com prêmios da Andef em duas diferentes categorias, concorrendo em nível de Brasil. A cooperativa paranaense ficou com o primeiro lugar na Categoria Empresa e com o segundo lugar entre todos os concorrentes de várias regiões do país na categoria Profissional, através do instrutor de treinamento, Domingos Carlos Basso, da gerência de Assistência Técnica. Os trabalhos inscritos e desenvolvidos pela Coamo durante o ano de 2004 nas duas categorias foram destacados pelos organizadores do evento durante a cerimônia de entrega com a presença de aproximadamente 300 líderes do agronegócio brasileiro no Club Transatlântico, na capital paulista.
Reconhecimento - "Antes de tudo, o 8º Prêmio Andef Mérito Fitossanitário é uma homenagem e um reconhecimento de todo o agronegócio brasileiro aos profissionais e às empresas que realizam ações estratégicas na educação e treinamento sobre o Uso Correto e Seguro (UCS) de produtos fitossanitários, que vão desde as etapas da aquisição até o destino final das embalagens vazias, visando a produção de alimentos saudáveis, a proteção da saúde humana e do meio ambiente. Com satisfação premiamos duplamente a Coamo, esta grande e importante cooperativa e empresa do Brasil e da América Latina. Estes prêmios não foram conquistados pela Coamo por acaso, são resultados da grande atuação e dedicação da cooperativa na promoção da educação e treinamento de cooperados, funcionários, alunos da rede municipal e estadual, e da comunidade em geral", justifica o engenheiro agrônomo Cristiano Walter Simon, presidente da Andef.
Responsabilidade - Segundo Simon, o Prêmio Mérito Fitossanitário Andef chegou à sua 8ª edição, de acordo com a filosofia de reconhecimento e incentivo à criatividade e responsabilidade sócio-ambiental, reunindo um grande número de trabalhos do Brasil inteiro nas categorias ´Empresa´, ´Profissional´, e ´Inovação´, os quais proporcionaram pela sua qualidade e criatividade, grandes dificuldades a comissão julgadora que foi composta por 11 profissionais externos à Andef e julgaram o trabalho da forma mais democrática possível.
Aprendizagem - Em 2004 a Coamo realizou 672 eventos sobre o Uso Correto e Seguro (UCS) de produtos fitossanitários, tecnologias de aplicação, tríplice lavagem e devolução de embalagens vazias, com a participação direta de 38.011 pessoas, entre cooperados, funcionários, alunos das redes municipal e estadual e comunidade em geral. "Com este trabalho desenvolvido a Coamo possibilitou a aprendizagem e uma maior conscientização dos cooperados quanto a melhor utilização e aplicação de maneira segura e correta dos produtos fitossanitários", explica o engenheiro agrônomo Cláudio Rizzatto, superintendente Técnico.
Embalagens - O volume de embalagens vazias devolvidas pelos cooperados nos 43 postos de recebimento da cooperativa, localizados estrategicamente na sua área de ação e a redução significativa no índice de embalagens contaminadas em 2004 confirma a eficiência e a seriedade do trabalho de educação e treinamento disseminado pela cooperativa ao seu quadro social. "Somente em 2004 foram devolvidas mais de 2 milhões de embalagens vazias e o volume de contaminadas caiu de 43% em 2003 para 24% em 2004 e a nossa meta é atingir no mínimo 10%", afirma o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa. "Dividimos estes prêmios com todos os cooperados e funcionários, com a certeza de que estamos realizando um trabalho com muito amor à terra, consciência e profissionalismo, cumprindo a missão de preservar e conservar o meio ambiente produtivo rural, fonte de produção de alimentos, renda e qualidade de vida à familia cooperativista Coamo", disse Gallassini.