COAMO I: A base do processo produtivo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A safra de soja deste verão teve um significado especial para o cooperado Albino Coltro, de Manoel Ribas, no Centro do Paraná. Orientado pela Coamo, ele destinou parte da sua lavoura para a produção de sementes e experimentou um sentimento que até então desconhecia: a oportunidade de dividir o resultado do seu trabalho por meio da multiplicação de sementes, já que elas são a base do processo produtivo, representando mais de metade do sucesso da lavoura.

Trunfo - Mais experiente nesse negócio, o cooperado Valentino Menegatti Júnior, de Mangueirinha, no Sudoeste paranaense, aponta que a produção de sementes é o grande trunfo do agricultor. "Dela, depende a colheita do ano e das safras seguintes. Então, posso garantir que essa função social está ligada, diretamente, à questão cultural do agricultor, que busca contribuir com o desenvolvimento de toda a sociedade", enfatiza. "O resultado do nosso trabalho não será aproveitado apenas por nós mesmos. Outros produtores também se beneficiarão. Sendo assim, é uma atividade que pressupõe uma grande responsabilidade na busca constante pela qualidade na produção de cada material multiplicado na propriedade", acrescenta o cooperado.

 

Vetores de tecnologias - O sentimento de Coltro e Menegatti está fundamentado em um conceito de produção responsável, seguido à risca pela Coamo desde a sua fundação, há 40 anos. Para a cooperativa, no campo a semente é sinal de uma nova vida. "Hoje, quase tudo está na semente. Ela é vetor de tecnologias e tem potencializado os resultados das últimas safras", aponta João Batista da Silveira Luiz, responsável pelo Laboratório de Produção de Sementes da Coamo. Ele cita como exemplos as produtividades alcançadas pelas cultivares de soja, nesta safra, nas regiões Sul do Paraná e Oeste de Santa Catarina. "Efeito da carga genética que as sementes carregam e transferem para a planta", considera.

 

Insumo principal - Com os avanços em melhoramento propiciados pelas obtentoras do banco genético de sementes, as características desejadas pelos agricultores expressam cada vez mais os seus potenciais. "Não é um produto isolado que faz isso e, sim, a semente", afirma Ivo Marcos Carraro, diretor-executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec). O dirigente lembra que é possível cultivar uma lavoura sem adubo ou sem agroquímicos. "No entanto, sem a semente esse processo não acontece. Sendo assim, no contexto da produção de grãos o principal insumo, sem dúvida, é a semente", completa Carraro.

 

Características desejadas - Anualmente a pesquisa oficial lança novos materiais no mercado. E eles são cada vez mais competitivos. "Uma semente de alto potencial é responsiva, quando se trata de atender a demanda do mercado. Do contrário, não adianta melhorar essa tecnologia", explica Roberto Destro, gerente de Sementes da Coamo. Entre as características desejadas pelos produtores rurais está a transgenia, a precocidade, a tolerância ao acamamento, a arquitetura indeterminada e a alta produtividade. "Todos esses fatores, juntos, determinam a escolha do agricultor. Entretanto, o fator produtividade ainda é o que mais enche os olhos do homem do campo", salienta Destro. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados