Coamo forma a 9ª turma de jovens líderes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coamo Agroindustrial Cooperativa iniciou anteontem (18) em Campo Mourão o 1º módulo do Curso de Jovens Líderes Cooperativistas, com 50 participantes na sua 9ª turma. Os participantes têm entre 20 a 40 anos, representando 25 entrepostos da área de ação da cooperativa. O Curso de Formação de Líderes Cooperativistas foi idealizado em 1998, sendo pioneiro no cooperativismo brasileiro. Em 2004 foi agraciado com o Prêmio OCB/Revista Globo Rural na categoria Educação Cooperativista. “A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o cooperativismo e o agronegócio cada vez mais produtivo e eficiente passa, necessariamente, pela formação, educação e o desenvolvimento do quadro social. E de modo especial, pelos jovens cooperados”, afirma o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo e idealizador do projeto, iniciado em 1998.
Investimento para o futuro - A proposta está fundamentada, segundo Gallassini, no entendimento de que os jovens cooperados representam um futuro promissor do cooperativismo brasileiro, pela sua grande potencialidade e interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos seus negócios e de sua cooperativa. Em benefício do bem comum e de uma sociedade mais humana, fraterna e com melhor qualidade de vida no ambiente produtivo rural. Pioneiro na educação cooperativista brasileira, o projeto vem sendo realizado com visão de futuro e crença na força e no dinamismo dos jovens produtores atuando como agentes de transformação, objetivando o desenvolvimento global da família cooperativista. Na coordenação do trabalho, além dos seus profissionais, a Coamo conta com o apoio e experiência do professor Albino Gawlak, da ACG – Assessoria Consultoria Gerencial e Treinamento. Gawlak se destaca no trabalho de formação e educação cooperativista, com ênfase na organizacional do quadro social.
Formação – Durante os módulos, os jovens analisam, aprendem e trocam experiências sobre as melhores formas de administração, visando a obtenção de resultados através de um gerenciamento dinâmico e empreendedor. “Também visualizam o cenário vivenciado pela Coamo com a prática de conceitos administrativos e gerenciais qualificados para os dias atuais. Sempre com visão empresarial, buscando produtividade, competitividade e qualidade, condições primordiais para o alcance do sucesso nas suas atividades”, explica Gallassini. A metodologia utilizada durante o curso reúne atividades teóricas e práticas, de forma expositiva e participativa, através de dinâmicas de grupos, estudos e análise de casos concretos, apresentações individuais e grupais. “Tudo visando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada jovem cooperado, otimizando e descobrindo as suas potencialidades”, informa o professor Albino Gawlak. Desde que iniciou o projeto, a cooperativa já treinou 350 jovens cooperados.